Av. Raul Barbosa terá segundo viaduto liberado

A próxima etapa da obra será a conclusão da rotatória, com prazo de finalização previsto para outubro

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,
Legenda: A intervenção começou às 9h e tem previsão de ser finalizada ainda hoje
Foto: FOTO: NAH JEREISSATI

Motoristas que trafegam pela Avenida Raul Barbosa devem ganhar mais agilidade com a liberação do segundo viaduto construído na via. Conforme a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), o trecho será liberado na próxima segunda-feira (5). Dessa forma, com os dois sentidos livres, a etapa restante será a conclusão da rotatória, com prazo de finalização previsto para outubro deste ano.

Ao todo, são duas faixas para veículos em cada sentido dos viadutos, ambos com 312 metros de extensão. Além disso, a ponte sobre o Canal do Lagamar, que passa por duplicação, terá quatro faixas para os veículos. Segundo a Pasta, o orçamento das intervenções é calculado no valor de R$ 31 milhões.

O primeiro viaduto foi liberado no início de agosto deste ano. O trânsito no local foi autorizado no sentido Aeroporto/Aldeota. No projeto, com a operação dos dois viadutos, eles vão permitir o acesso inverso. O novo fará sentido Aeroporto/Aldeota. E o primeiro passa a operar no sentido Aldeota/Aeroporto.

Devido a intensa movimentação de máquinas e trabalhadores na região, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) segue, diariamente, nas vias fazendo controle de tráfego.

Acidente

Apesar disso, mesmo sem ter sido liberado em sua totalidade, o viaduto da Av. Raul Barbosa, sobre o cruzamento com a Av. Gen. Murilo Borges, já registrou o primeiro acidente.

Por volta do meio-dia desta terça-feira (30), um motorista de um veículo Fiat Strada perdeu o controle ao sair do elevado e invadir a pista em sentido contrário, no final da curva do viaduto, no sentido Praia.

Com a diferença de nível, o carro quebrou a barreira de proteção que estabelece os limites da pista e caiu sobre uma Ranger e um Gol. O motorista do Fiat Strada se feriu. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para realizar o socorro. O órgão informou que não saber o estado de gravidade.

Os motoristas e passageiros dos outros dois carros não sofreram nada. As câmaras de monitoramento de um posto de gasolina, próximo ao local do acidente, mostram que o condutor estava em alta velocidade. Um caminhão que passava pela via também foi atingido de leve. O tráfego no local ficou lento por, pelo menos, 30 minutos.

Tragédia

Em janeiro de 2016, a obra do viaduto chamou a atenção após um dos trechos do equipamento desabar durante as obras. Com o acidente, dois operários morreram, além de deixar outros sete trabalhadores da construção feridos. Após diversos laudos periciais, o delegado do 4º Distrito Policial, José Munguba Neto, responsável pelo caso, indiciou dois profissionais da empresa SH Formas por crime de desabamento qualificado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.