Áreas de educação, saúde e viária serão prioridade na retomada das obras em Fortaleza, diz prefeito

O prefeito Roberto Cláudio, em transmissão ao vivo, afirmou que serão priorizadas as obras de educação, saúde e em trechos viários das áreas comerciais

Escrito por Redação ,
Legenda: Roberto Cláudio planeja retomada de obras públicas em Fortaleza
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

Obras nas áreas de educação, saúde e em trechos viários de regiões comerciais serão priorizadas pela Prefeitura de Fortaleza durante o período de retomada econômica da capital, conforme anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio durante transmissão ao vivo realizada na noite desta quinta-feira (4). 

Segundo o chefe do Executivo municipal, a intenção é entregar obras essenciais até o fim de 2020, quando termina seu mandato como prefeito. "A gente obviamente está se preocupando em retomar essas obras com muita responsabilidade, com os protocolos devidos, mas também, como a gente tem hoje recurso em caixa e obras fundamentais que precisam ser entregues, a gente começou também e vai fazer isso toda semana, a monitorar o andamento dessas obras, a retomada de algumas, o início de outras que estavam previstas para acontecer durante esse período de pandemia e que não foram iniciadas", coloca.

O reinício de projetos de construção e reforma está previsto desde a fase inicial do plano de retomada econômica traçado pelo Governo do Ceará, em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza. 

Para a área da educação está prevista a construção de creches, escolas em tempo integral, além de escolas-areninhas. 

Na área da saúde, por sua vez, espera-se a conclusão das reformas do Gonzaguinha da Barra do Ceará, dos Frotinhas da Parangaba e de Messejana e do Gonzaquinha de Messejana, além da entrega de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) infantil no Bairro Bom Jardim e de duas policlínicas, nos bairros Passaré e Siqueira. Também serão construídos mais dois miniterminais de ônibus e planeja-se a requalificação de lagoas de Fortaleza.

Já as obras em trechos viários de áreas comerciais devem começar a ser executadas ainda no início do plano de retomada, buscando amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus entre empresários e comerciantes. 

"Comerciantes e empresários já têm sofrido com a própria crise econômica global, consequências da pandemia. O que estiver ao nosso alcance, obviamente quando possível, em muitas das obras que a gente já iniciou vamos trabalhar pra acelerar a finalização o mais rápido possível para poder a obra em si não ser um empecilho a mais para a retomada da economia, muito pelo contrário, que seja uma oportunidade pra que a retomada aconteça em espaços mais qualificados e muito mais atrativos", justificou.

Pacientes de alta no PV

Roberto Cláudio falou ainda a respeito dos números de pacientes atendidos no hospital de campanha Presidente Vargas, no bairro Benfica, montado exclusivamente para a epidemia de Covid-19. Segundo ele, até esta quinta-feira 788 pacientes já haviam recebido alta da unidade de saúde. No total, 1.022 pessoas já passaram ou estão sendo atendidas nos 280 leitos de média complexidade do local. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.