Banhistas e frequentadores da Praia do Náutico, em Fortaleza, foram surpreendidos com um carro andando na faixa de areia e uma lancha sendo lançada ao mar em local próximo a pessoas que estavam na praia, na manhã desta quarta-feira (14). A situação foi registrada em vídeo por um trabalhador da região.
As imagens mostram um veículo, modelo Hilux, manobrando na faixa de areia e a lancha sendo colocada ao mar. Pelo vídeo, é possível perceber que no local havia banhistas e frequentadores da praia.
De acordo com um homem que trabalha na área e preferiu não ser identificado na reportagem, a proximidade do veículo e da embarcação desagradou parte das pessoas, que foram ao motorista do carro e pediram que ele retirasse o veículo da praia.
Ainda segundo a testemunha, o condutor permaneceu por cerca de 20 minutos com o veículo na areia, mas, após a manifestação das pessoas, atendeu à solicitação sem resistência.
Já a lancha foi conduzida a uma distância maior dos banhistas e permaneceu no mar por cerca de 40 minutos, informou o trabalhador.
'Distância segura'
A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) confirmou o caso e disse ter recebido uma denúncia sobre a situação. Uma equipe de inspeção naval foi ao local e “constatou que uma lancha de esporte e recreio navegava a uma distância segura dos banhistas”, informou, em nota.
Ainda de acordo com a Capitania, foi realizada a abordagem e inspeção da embarcação, com a verificação de itens relativos à segurança da navegação, salvatagem e documentação.
“Além disso, os tripulantes receberam orientações para uma navegação segura na área da enseada do Mucuripe”, acrescentou.
Sobre a circulação do veículo na faixa e praia, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou não ter sido acionada.
Acidente com nadador
Em setembro deste ano, o atleta de triatlon Paulo Fernandes nadava entre o espigão Rui Barbosa e o Náutico quando foi atingido por uma lancha e teve lesões graves no pé.
Ele afirmou ter pedido ajuda ao condutor da lancha, mas o homem acelerou a embarcação e não prestou socorro.
Pela lei
A circulação de veículos como carros, motos e quadriciclos em faixas de areia onde há concentração de banhistas é ilegal.
Por não estar claramente expresso no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a punição pelo tráfego irregular de veículos em praias é prevista dentro do artigo 187, inciso I. Segundo o texto, é vetado "transitar em locais e horários não permitidos". A infração é considerada de natureza média com aplicação de multa de R$130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).