Vacinação contra Poliomielite se inicia nesta segunda (5) em 116 postos de saúde da Capital

A campanha segue até o dia 30 de outubro e pretende imunizar 95% das crianças entre 1 e 5 anos

Nesta segunda-feira (5), 116 postos de saúde em Fortaleza iniciam a campanha de vacinação contra a Poliomielite até o dia 30 de outubro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as crianças entre um ano e cinco poderão atualizar os esquemas vacinais e receber duas gotinhas da vacina Pólio, com intuito de proteger contra casos de paralisia infantil.

A vacina será disponibilizada das 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira, nas unidades de saúde da Capital. Aos sábados e domingos, das 8h às 16h30, o atendimento ocorre nos postos de saúde Paulo Marcelo e Messejana. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é de chegar a uma taxa de 95% de vacinação entre as crianças dessa faixa etária.

Neste período, o intuito também será colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes (0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias) com a multivacinação. Exatamente por isso, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza afirma ser importante que os pais levem o cartão de vacinação para atualização.

Apesar de o Brasil não registrar casos de Poliomielite desde 1989, vale lembrar que a doença é infectocontagiosa aguda, causada pelo Poliovírus, e possui gravidade extremamente variável. Conhecida como “paralisia infantil”, a doença acomete, na maioria das vezes, crianças.

Sabe-se que ela é transmitida por meio da água e por alimentos contaminados, ou até mesmo pelo contato com uma pessoa infectada.

Em alguns casos, a Poliomielite pode chegar a não despertar nenhum sintoma no infectado, no entanto também sabe-se que ela pode trazer sintomas como febre, dor de cabeça e na garganta, além de diarreia e vômitos.