“O processo de compra e venda nunca mais será o mesmo após a pandemia”. A constatação é de Venâncio Freitas, CEO da Alldesk, em relação a uma nova realidade que se descortina para as empresas que precisaram inovar no seu processo de venda online. De portas fechadas durante as medidas de isolamento social, o comércio varejista teve que intensificar sua presença virtual e encontrou um consumidor muito mais aberto a esta experiência e com expectativas de ser bem atendido.
“Porém, muitas empresas ainda não estavam preparadas e tiveram que fazer com que gerentes de lojas ou vendedores, por exemplo, começassem a utilizar os canais digitais, de forma improvisada”, observa Venâncio Freitas. Para o gestor, isso tem causado falta de controle na produtividade desses profissionais, desorganização na geração dos pedidos, nas formas de pagamento e perda de clientes que desejam finalizar a compra, mas não conseguem ser atendidos. Sem falar na má reputação que isso pode causar às marcas nas redes sociais.
Pensando em resolver os entraves do atendimento online das empresas, a Alldesk criou o Pack InSales, um pacote de soluções que se modula de acordo com a estrutura de comércio online de cada negócio. O objetivo, como destaca Venâncio Freitas, é não só aumentar as vendas, como manter o relacionamento com os clientes, demonstrando que a marca possui um atendimento de excelência e está com eles em todos os momentos que precisarem. “Vendas online não são uma novidade, mas sim a forma de realizar essa venda, mostrando que ela pode ser ágil, próxima e digital, para que as pessoas que precisam de um acompanhamento durante as suas compras, com garantia e confiança no produto e na marca, possam ser atendidas e inseridas no universo digital sem perder a proximidade com o vendedor”, argumenta o CEO da Alldesk.
Solução
O Pack InSales pode beneficiar tanto as empresas que não possuem plataforma de vendas via WhatsApp e redes sociais, como aquelas que já possuem essa estrutura, mas precisam de uma plataforma de pagamento online. A solução também beneficia marcas que já possuem e-commerce e querem impulsionar promoções e fazer com que mais leads cheguem até o seu site por um processo de captação via robô de vendas por voz. “Ou seja, para todos os tipos de empresas, o Pack InSales se adapta através da sua solução modular, que vai de encontro às necessidades atuais do cliente, fazendo com que ele continue a gerar vendas e aumente os seus resultados, mesmo nesse momento de crise”, destaca Venâncio Freitas.
O Pack InSales é uma solução 100% digital, que utiliza um Agente de Vendas Virtual, personalizado de acordo com a empresa que o contratar, para fazer o contato com o cliente. O robô possui uma tecnologia de personificação bem próxima da humana, sendo muitas vezes difícil de reconhecer que se trata realmente de uma máquina e não de um vendedor humano. Ele possui uma inteligência cognitiva que o permite analisar e entender 100% dos casos as mais diversas respostas apresentadas pelo cliente no decorrer da venda.
A tecnologia faz com que o agente virtual consiga desenvolver um diálogo com o cliente de forma a direcionar a resposta para palavras e/ou frases de alta probabilidade de fala. Isso evita uma grande quantidade dos chamados “gaps de diálogo”, caracterizados pela não compreensão do robô, mesmo quando recebia respostas simples.
Como funciona
A solução foi criada para atender todo o ciclo remoto de compras e vendas, presente desde a captação do consumidor até a plataforma de pagamento. Na primeira etapa, de captação e abordagem dos consumidores, o Agente de Vendas virtual faz o contato através de ligação, para um público previamente segmento de acordo com a persona da empresa. Após esse primeiro contato, caso o cliente tenha interesse, é direcionado para a plataforma de vendas acordada: WhatsApp, e-commerce, ofertas por SMS etc. A partir daí, o cliente começará a receber ofertas de produtos ou serviços da empresa, sempre direcionados para o comportamento de consumo daquele cliente.
Produto escolhido, o consumidor passa a ser acompanhado mais de perto pelo vendedor através do whatsapp, chat ou demais canais digitais, para tirar dúvidas sobre o produto, negociar ou fechar a compra. O vendedor também pode através do whatsapp, por exemplo, enviar mensagens para clientes que não finalizaram a compra que estava no carrinho da loja virtual. Para Venâncio Freitas, esse tipo de acompanhamento é bem característico da loja física, e dá ao consumidor uma sensação de que alguém está acompanhando e vai fazer o possível para aquela compra atender às suas expectativas. “É como se trouxéssemos a estrutura da loja física para a loja online, só que com menos custos e mais efetividade”.
Para o CEO da Alldesk, a transformação digital é um caminho sem volta. “Ou as empresas se adaptam a essa nova realidade de canais de compras digitais, com a inserção do WhatsApp, das redes sociais, plataformas de pagamento online, ou irão perder uma enorme parcela da população já transformada pela crise atual”, finaliza.
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