Durante o fim de semana, de sexta-feira (15) até o domingo(17), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) interditou três bares e encerrou três festas após o flagrante desrespeito ao decreto estadual de prevenção ao coronavírus, com a aglomeração de pessoas e negligência quanto ao uso de máscaras.
Além disso, a ação realizada com apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) também apreendeu dois paredões de som.
As interdições ocorreram nos bairros Parangaba, Meireles, Varjota, Benfica, Alagadiço Novo e Montese. Na última sexta-feira, no bairro Parangaba, foram fechados dois bares por conta de poluição sonora e aglomeração.
Na mesma noite, um restaurante na Varjota foi notificado e o Bar da Mocinha, localizado no Meireles, foi interditado por sete dias. Durante a fiscalização, a Agefis flagrou clientes e funcionários desrespeitando o uso de máscaras e o distanciamento social entre as mesas. "Os fiscais também apreenderam mesas e cadeiras que ocupavam irregularmente o logradouro público”, acrescenta o órgão.
Poluição Sonora
Em virtude do não cumprimento da Lei nº 9.756/11, em que é vedado o funcionamento de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos, dois equipamentos foram apreendidos nos bairros Itaperi e Fátima. Os donos do material apreendido também precisam pagar uma multa de aproximadamente R$ 1.346,93.
Durante o sábado, dois bares no Benfica foram interditados por sete dias, enquanto no bairro São João do Tauape, a Agefis encerrou uma festa em residência que gerou aglomeração. Já no domingo (17), duas festas irregulares também foram encerradas, uma no bairro Alagadiço Novo, em residência particular, enquanto a outra foi realizada em estabelecimento comercial do Montese. Ambos os proprietários foram notificados.
Fiscalização
Conforme o diretor de operações da Agefis, Neuvani Vasconcelos, o órgão intensificou a fiscalização na cidade principalmente em pontos buscados durante o carnaval, como “Praia dos Crush”, Dragão do Mar, Mercado dos Pinhões e Praça da Gentilândia.
“O trabalho de fiscalização é feito diariamente e intensificado ainda mais nos finais de semana. Esse trabalho vai ser contínuo até o carnaval, intensificando cada vez mais, decreto de prevenção ao Covid-19”, reforça.
Denúncias
Para realizar denúncias de desrespeito às medidas de prevenção é possível entrar em contato com os seguintes órgãos:
- Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis): 156
- Vigilância Sanitária do Município: 150, 3252.2155 ou 3252.1571
- Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente: 150 ou 0800.275.1520
- Polícia Militar: 190
- Ministério Público do Ceará: 127 ou 0800.28.11.553
- Ouvidoria Geral do SUS: 136