Amigo secreto agora é virtual

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Interatividade e praticidade estão entre os principais motivos para a nova maneira de se fazer a brincadeira

A tradicional brincadeira das festas de fim de ano, o amigo secreto, agora também pode ser feita virtualmente. Isso facilita a vida das pessoas que hoje costumeiramente têm uma rotina de trabalho corrida e cansativa e não podem marcar encontro para tirar os "papeizinhos" do sorteio. Assim, sites estão disponibilizando a brincadeira.

O amigosecreto.com.br, que existe desde 2002, já recebeu, até o momento, mais de um milhão de usuários. Mais de 100 mil grupos já foram formados e cinco milhões de mensagens foram postadas e trocadas. No Ceará, são 17.116 usuários. E o número de adeptos aumenta a cada dia.

Para participar, basta se cadastrar no site, criar um grupo ou entrar em algum já existente. Depois, a pessoa que criou o grupo, o chamado moderador, passa a convidar os conhecidos a entrarem no amigo secreto. Todos podem trocar mensagens, anônimas ou não, e escrever no mural de recados.

Na página é possível definir o valor dos presentes, local e data da confraternização. Existe ainda a possibilidade de cada participante montar sua lista de presentes que gostaria de ganhar.

O grupo define a data do sorteio e o site realiza no dia marcado, de maneira automática, e avisa a cada participante o seu amigo secreto.

A analista de comércio exterior, Fernanda Brasil, criou um grupo e convidou amigos. Ela explica que a brincadeira feita pelas vias tradicionais é mais complicada porque as pessoas não têm tempo de marcar um dia para que todos peguem seus papéis do sorteio. "Ainda tem o risco de tirar você mesmo e aí a coisa complica mais ainda".

Fernanda conta que achou o amigo secreto virtual interessante por conta, além de outras coisas, da interatividade. "Temos opções de conversar com as pessoas, trocar mensagens e até comprar o presente pela internet e mandar entregar, caso não seja possível marcar um encontro", revela.

Porém, a analista diz que, dessa forma, a brincadeira não fica tão interessante. "O melhor mesmo é confraternizar com os amigos, ainda mais porque alguns moram fora", conta.

A publicitária Giorgia Canani também criou um grupo de amigo secreto virtual composto por 17 pessoas. Ela conta que a ideia veio da necessidade de fazer a brincadeira com as amigas virtuais da Ishtar, lista de mães, grávidas ou mulheres de várias partes do Brasil que querem ter um filho por um parto o mais natural possível.

"Com o amigo secreto a gente acaba se aproximando mais. Durante a brincadeira podemos trocar mensagens anônimas com quem tiramos e com quem nos tirou e isso vai nos aproximando. Descobrimos coisas sobre as outras e fica sempre aquela expectativa de quem será que nos tirou", destaca Giorgia.

A publicitária revela que na brincadeira do ano passado tirou uma pessoa do Rio de Janeiro que nunca tinha conversado. "Só a via falar no grupo, mas durante nossas trocas de mensagens anônimas nos aproximamos e vimos que temos muito mais em comum do que a busca pelo parto normal e somos amigas até hoje". Giorgia conta que, embora não aconteça sempre, seria legal poder reunir todas as mulheres em um ambiente.

LINA MOSCOSO
REPÓRTER
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.