Abrigos para idosos no Ceará ainda não têm data para voltar a receber visitas

De acordo com o MPCE, uma portaria deve sair em breve com mais orientações para um possível retorno

Escrito por Redação ,

Diante da pandemia do novo coronavírus, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Ceará precisaram restringir as visitas de amigos, familiares e voluntários para evitar o contágio do vírus. Mesmo após  os meses de alta na curva epidemiológica, ocorrida no primeiro semestre, os abrigos ainda não têm data certa para o retorno das atividades e visitações, conforme o coordenador da área do idoso do Grupo Especial de Combate à Pandemia do Novo Coronavírus do Miistério Público do Ceará (MPCE), o promotor de Justiça Hugo Porto.

Uma portaria deve ser divulgada em breve com atualizações sobre o assunto. “Recentemente, conversamos com um grupo da Secretaria de Saúde do Ceará para que pudesse disciplinar a possibilidade de atividades dentro de ILPIs e também verificar caminhos seguros para contatos familiares, tudo com as devidas medidas de segurança sanitária”, explica o promotor do MPCE.

Estabilização

A curva epidemiológica do vírus dentro dos abrigos acompanha a da sociedade em si, segundo Porto. “Tivemos um período bastante agudo em abril e maio, mas hoje temos uma situação mais estabilizada como no Ceará em geral. Estamos acompanhando a evolução ou involução dos casos”. 

No Estado, até dia sete de outubro, cerca de 40% dos idosos que vivem em ILPIs testaram positivo para Covid-19. Sobre uma possível nova onda de casos, o coordenador afirma que “não percebemos um incremento que precise alterar qualquer protocolos no momento. Em relação aos óbitos e dentro das ILPIs, a gente está em estabilidade igual com o Estado”.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados