25 praias de Fortaleza estão próprias para banho; veja lista

A praia da Barra do Ceará está imprópria

Foto: FOTO: ZILDA QUEIROZ

Fortaleza tem 25 praias adequadas para banho neste sábado (17) e domingo (18), de acordo com boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O posto da Barra do Ceará e outros cinco trechos estão impróprios para banhistas.

Aglomerações e esportes coletivos nas praias ainda estão proibidos pelo decreto estadual de combate à Covid-19.

Na região leste, todas as praias estão próprias para os banhistas. Entre os pontos estão o Farol e os postos dos Bombeiros até a foz do Rio Cocó.

Já na região oeste da capital, quatro praias não são recomendadas para banho, entre elas a da Barra do Ceará. Também estão impróprios os trechos entre a Avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança, entre as ruas Seis Companheiros e Francisco Calaça e entre as ruas Lagoa do Abaeté e Seis Companheiros.

Entre as praias da região central, estão inadequados os trechos entre a Praia dos Botes e o Farol e entre a Volta da Jurema e a foz do Riacho Maceió. 

foto
Legenda: O boletim examina 31 postos que são avaliados como próprios (em verde) e impróprios (em vermelho)
Foto: Semace

Além de evitar praias impróprias, a Semace recomanda que banhistas não entrem no mar após chuvas de grande intensidade e não nadem em águas com manchas de coloração vergelha, marrom ou azul-esverdeada. 

A medição de balneabilidade é realizada pela coleta das águas de cada ponto. Se a amostra tiver valor superior a 2.500 coliformes por 100 mL, a praia é considerada imprópria. A presença de resíduos sólidos ou animais também pode tornar os trechos impróprios. 

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza


Redação 25 de Outubro de 2020