23 escolas de Fortaleza têm casos suspeitos e confirmados de Covid-19, diz Sesa

Reabertura gradual das instituições iniciou em setembro e terá nova fase em 3 de novembro, com novas turmas do ensino fundamental voltando às aulas presenciais

Escrito por Theyse Viana , theyse.viana@svm.com.br

Desde que voltaram às atividades presenciais, em 1º de setembro, até a noite dessa segunda-feira (27), 23 escolas privadas de Fortaleza já notificaram casos suspeitos e confirmados de Covid-19. A informação é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Segundo a Sesa, que não detalhou quantos estudantes testaram positivo para a doença nessas instituições de ensino, quando houver suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus em aluno, professor ou qualquer outro membro da comunidade escolar, a Vigilância em Saúde do município deve ser “imediatamente notificada”, repassando a informação à Pasta estadual, para fim de monitoramento.

Até ontem (27), a Vigilância Sanitária do Ceará não havia fechado ou interditado parcialmente nenhuma escola. Porém, como confirma o próprio Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), pelo menos cinco instituições privadas já fecharam turmas, por conta própria, após serem detectados casos de Covid-19.

De acordo com o Integra SUS, até as 11h42 desta terça-feira (27), 5.892 estudantes no Ceará já testaram positivo para a Covid-19. Oito deles morreram. Foram realizados mais de 16,6 mil exames em alunos, dos quais 1.164 permanecem em investigação. Só em Fortaleza, são 341 casos confirmados e quatro mortes de alunos. Com 2.535 exames realizados, a Capital segue com 279 casos em investigação entre estudantes.

Andréa Nogueira, presidente do Sinepe, afirmou ontem, em entrevista ao Sistema Verdes Mares, que “a escola da rede privada vem fazendo um trabalho preventivo, com cuidado de suspender temporariamente algumas turmas até o resultado final do exame. De fechar turmas temporariamente, se necessário for”.

Enquanto as escolas da rede pública ainda não têm data para retorno das atividades presenciais, a rede privada prevê o retorno das turmas entre o 3º e o 8º ano do ensino fundamental já para 3 de novembro. A volta foi autorizada pelo Governo do Estado no último domingo (26).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados