100 mamografias gratuitas serão oferecidas a mulheres por associação de Fortaleza

Associação Nossa Casa realizará três ações no mês de outubro para debater questões relacionadas à doença

Escrito por Redação ,
Legenda: Para realizar o exame, as mulheres interessadas devem realizar o agendamento por telefone e possuir encaminhamento médico
Foto: Nah Jereissati

A Associação Nossa Casa, espaço que oferece assistência em saúde para pessoas com câncer, irá disponibilizar 100 mamografias gratuitamente em Fortaleza. A ação será realizada em forma de apoio à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), que lançou a campanha “3 Perguntas que Salvam - #PerguntaPraEla”, e tem o intuito de debater a questão e ressaltar a importância do diagnóstico precoce.

Ao todo, três ações gratuitas foram pensadas pela associação e esta primeira será feita em parceira com as Américas Amigas. Para as mamografias, as mulheres interessadas em participar devem fazer o agendamento do exame pelo telefone, para evitar as aglomerações em meio à pandemia de Covid-19, e é necessário possuir encaminhamento médico.  

De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o total de 2.510 novos casos de câncer de mama devem ser registrados em mulheres do Ceará em 2020. No Brasil, a estimativa é de que cerca de 66.280 casos devam ser contabilizados.

Para dar continuidade ao trabalho este ano, a segunda ação da Associação Nossa Casa será o I Encontro para pacientes com câncer de mama, realizado nos dias 5 e 6 de outubro. Tanto mulheres pacientes como familiares podem participar do momento, que ocorrerá de forma virtual e gratuita para discutir a compreensão sobre a doença.

Já a terceira ação terá início com a exposição “Reflorescer”, com a presença de bordados  e trabalhos desenvolvidos por mulheres em tratamento pela enfermidade. O início da mostra ocorre no dia 2 de outubro, com abertura ao público de forma gratuita no Sesc-Centro, das 8h às 20h, de segunda a sexta. Segundo a associação, o fim da exposição acontece no dia 31 de outubro de 2020.

Pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante que exames de mamografia sejam conduzidos em todas as mulheres de forma gratuita nos hospitais públicos. Ainda assim, a prioridade é para as que integram a faixa etária entre 50 e 69 anos. Segundo o Ministério da Saúde, nestes casos o exame preventivo mostra maior incidência da doença e maior eficiência no diagnóstico.

Para a realização da mamografia de rastreamento, mulheres desta idade podem realizar o exame mesmo quando não há sintomas ou histórico de câncer na família. Em pacientes de outras idades, ele é indicado com a presença dos sintomas e histórico.

Na mamografia unilateral, profissionais médicos podem solicitar o exame para mulheres de qualquer idade com o intuito de realizar diagnóstico, avaliação do estágio do tumor e acompanhamento de doente operado de câncer de mama.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados