Zé Teodoro deixa Ceará e Ruy Scarpino assume

Legenda:
Foto:

O técnico Zé Teodoro foi vítima das pressões pela eliminação do Ceará na Copa do Brasil e acabou demitido ontem

No final da tarde, o presidente do Alvinegro, Evandro Leitão, anunciou o seu substituto, Ruy Scarpino, que será apresentado na tarde de hoje, na sede do clube, e, dependendo da conversa que terá com a diretoria do Alvinegro, poderá assumir o comando técnico do Vozão já no próximo domingo, no clássico diante do Fortaleza. Por enquanto, Dimas Filgueiras responde interinamente pelo cargo de treinador.

Magoado com a galera

Zé Teodoro foi até o Ceará dar uma entrevista coletiva. Bastante chateado, ele surpreendeu ao responsabilizar a falta de compreensão da torcida como um dos principais motivos da sua queda. ´Futebol não tem memória nem reconhecimento. Esqueceram tudo o que fiz em 2006 e agora, quando ajudei na conquista do primeiro turno. Fiquei bastante chateado´.

O ex-comandante do Alvinegro fez questão de isentar o presidente Evandro Leitão e o grupo de jogadores pela sua saída. ´Não faltou empenho nenhum do grupo e da diretoria. A credibilidade passada pelo presidente Evandro Leitão tem que ser ressaltada e vou levar isso aonde eu for´. Questionado sobre o inconformismo da galera, ele confessou que notou um ´comportamento diferente desde a partida contra o Quixadá e que veio se acentuando até os gritos de burro no momento em que Erivélton perdeu o pênalti contra o Central´.

Prejuízo de R$ 600 mil

O presidente Evandro Leitão garantiu que a dispensa de Zé Teodoro não foi apenas pelo resultado isolado da última quarta-feira. ´Fomos eliminados pelo Central da Copa do Brasil dentro do Castelão. Isso é inadmissível, com todo o respeito que temos ao time pernambucano. O prejuízo do Ceará foi em torno de R$ 600 mil. Apesar disso, manteremos o nosso planejamento´.

Aproveitadores

Em determinado instante da entrevista, provocado pela imprensa sobre ´pressões externas que estaria sofrendo´, Evandro confirmou e, sem citar nomes, foi incisivo. ´Ninguém vai usar o Ceará em benefício próprio. Podem fazer a campanha que quiserem contra a gente. Somos homens, não somos vagabundos ou palhaços. Não nos intimidarão´.

Evandro contou que já conversou com os jogadores e disse que, para tirar o clube dessa fase ruim, a receita é muito simples: vencer o Fortaleza no próximo domingo. ´Mostrei a eles que só uma vitória contra o nosso rival vai trazer a tranqüilidade de volta´.

Paredão

Sobre a falha do goleiro Adílson no gol de empate do Central, Evandro frisou que vai falar com o atleta. ´Não podemos esquecer sua trajetória vitoriosa por causa de alguns lances. A conversa será no sentido de apoiá-lo´.

RUY SCARPINO
Novo treinador se apresenta hoje à tarde

A substituição de Zé Teodoro do comando alvinegro começou a ser traçada na manhã de ontem, numa reunião entre os dirigentes do Ceará. Após a decisão, o ex-treinador foi informado da sua saída. Dois nomes surgiram: Ruy Scarpino e Roberval Davino. A diretoria acabou acertando com o primeiro, que interessava também ao América/RN.

Ruy Scarpino, que estava na Linense/SP, em entrevista ao repórter Renato Martins, da Rádio Metropolitana, disse que estava saindo de Campinas/SP às 22h10 e com chegada prevista para uma hora da madrugada. ´Espero contar com o apoio da torcida do Ceará nessa jornada. Com relação ao time para domingo, vamos fazer o que for melhor. Vou conversar com o Dimas. Mas, a idéia é de mudar o mínimo possível´.

SAIBA MAIS

Reencontro
Após 15 anos, o treinador Dimas Filgueiras Filho reencontra sob o seu comando o atacante Sérgio Alves, numa parceria que valeu ao Ceará o vice-campeonato da Copa do Brasil de 1994

Coringa
Uma das primeiras providências de Dimas foi mandar o coringa Arlindo Maracanã, entre os reservas, treinar cobranças de faltas e pênaltis após o treino com bola de ontem à tarde no Estádio Vovozão

Chance para Róbson
Com a suspensão de Erivélton, Róbson, que foi atleta de Ruy Scarpino no América de Natal, pode ganhar nova oportunidade no time titular do Ceará

FERNANDO MAIA
Repórter