Zé Teodoro deixa Ceará e Ruy Scarpino assume

Legenda:
Foto:

O técnico Zé Teodoro foi vítima das pressões pela eliminação do Ceará na Copa do Brasil e acabou demitido ontem

No final da tarde, o presidente do Alvinegro, Evandro Leitão, anunciou o seu substituto, Ruy Scarpino, que será apresentado na tarde de hoje, na sede do clube, e, dependendo da conversa que terá com a diretoria do Alvinegro, poderá assumir o comando técnico do Vozão já no próximo domingo, no clássico diante do Fortaleza. Por enquanto, Dimas Filgueiras responde interinamente pelo cargo de treinador.

Magoado com a galera

Zé Teodoro foi até o Ceará dar uma entrevista coletiva. Bastante chateado, ele surpreendeu ao responsabilizar a falta de compreensão da torcida como um dos principais motivos da sua queda. ´Futebol não tem memória nem reconhecimento. Esqueceram tudo o que fiz em 2006 e agora, quando ajudei na conquista do primeiro turno. Fiquei bastante chateado´.

O ex-comandante do Alvinegro fez questão de isentar o presidente Evandro Leitão e o grupo de jogadores pela sua saída. ´Não faltou empenho nenhum do grupo e da diretoria. A credibilidade passada pelo presidente Evandro Leitão tem que ser ressaltada e vou levar isso aonde eu for´. Questionado sobre o inconformismo da galera, ele confessou que notou um ´comportamento diferente desde a partida contra o Quixadá e que veio se acentuando até os gritos de burro no momento em que Erivélton perdeu o pênalti contra o Central´.

Prejuízo de R$ 600 mil

O presidente Evandro Leitão garantiu que a dispensa de Zé Teodoro não foi apenas pelo resultado isolado da última quarta-feira. ´Fomos eliminados pelo Central da Copa do Brasil dentro do Castelão. Isso é inadmissível, com todo o respeito que temos ao time pernambucano. O prejuízo do Ceará foi em torno de R$ 600 mil. Apesar disso, manteremos o nosso planejamento´.

Aproveitadores

Em determinado instante da entrevista, provocado pela imprensa sobre ´pressões externas que estaria sofrendo´, Evandro confirmou e, sem citar nomes, foi incisivo. ´Ninguém vai usar o Ceará em benefício próprio. Podem fazer a campanha que quiserem contra a gente. Somos homens, não somos vagabundos ou palhaços. Não nos intimidarão´.

Evandro contou que já conversou com os jogadores e disse que, para tirar o clube dessa fase ruim, a receita é muito simples: vencer o Fortaleza no próximo domingo. ´Mostrei a eles que só uma vitória contra o nosso rival vai trazer a tranqüilidade de volta´.

Paredão

Sobre a falha do goleiro Adílson no gol de empate do Central, Evandro frisou que vai falar com o atleta. ´Não podemos esquecer sua trajetória vitoriosa por causa de alguns lances. A conversa será no sentido de apoiá-lo´.

RUY SCARPINO
Novo treinador se apresenta hoje à tarde

A substituição de Zé Teodoro do comando alvinegro começou a ser traçada na manhã de ontem, numa reunião entre os dirigentes do Ceará. Após a decisão, o ex-treinador foi informado da sua saída. Dois nomes surgiram: Ruy Scarpino e Roberval Davino. A diretoria acabou acertando com o primeiro, que interessava também ao América/RN.

Ruy Scarpino, que estava na Linense/SP, em entrevista ao repórter Renato Martins, da Rádio Metropolitana, disse que estava saindo de Campinas/SP às 22h10 e com chegada prevista para uma hora da madrugada. ´Espero contar com o apoio da torcida do Ceará nessa jornada. Com relação ao time para domingo, vamos fazer o que for melhor. Vou conversar com o Dimas. Mas, a idéia é de mudar o mínimo possível´.

SAIBA MAIS

Reencontro
Após 15 anos, o treinador Dimas Filgueiras Filho reencontra sob o seu comando o atacante Sérgio Alves, numa parceria que valeu ao Ceará o vice-campeonato da Copa do Brasil de 1994

Coringa
Uma das primeiras providências de Dimas foi mandar o coringa Arlindo Maracanã, entre os reservas, treinar cobranças de faltas e pênaltis após o treino com bola de ontem à tarde no Estádio Vovozão

Chance para Róbson
Com a suspensão de Erivélton, Róbson, que foi atleta de Ruy Scarpino no América de Natal, pode ganhar nova oportunidade no time titular do Ceará

FERNANDO MAIA
Repórter

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte