Volta do confinamento em Lisboa ameaça Champions League

Batizado de 'Final 8', o torneio deve começar em 12 de agosto com as quartas de final. A final está programada para 23 de agosto no Estádio da Luz.

Legenda: Quatro equipes já estão classificadas para as quartas de fina em Lisboal: PSG, RB Leipzig, Atalanta e Atlético de Madrid
Foto: AFP/Javier Soriano

A Liga dos Campeões volta a se ver ameaçada pelo novo coronavírus: suspenso desde meados de março e adiado para agosto em Portugal, o torneio mais importante do futebol europeu acompanha de perto a crise sanitária, que obriga Lisboa a retomar o confinamento em algumas partes da cidade.

"Esperamos que tudo irá bem e que será possível organizar o torneio em Portugal. Por enquanto, não há nenhum motivo para prever um plano B", afirmou na terça-feira um porta-voz da Uefa à AFP.

Um posicionamento confirmado nesta quarta-feira pelo presidente da entidade, Aleksander Ceferin, para o torneio final da Liga Europa, segunda competição continental de clubes, previsto para ser disputado em agosto na Alemanha.

O primeiro-ministro português, António Costa, que na terça-feira se reuniu por videoconferência com Ceferin, também se mostrou otimista: "Estão sendo tomadas todas as medidas para garantir que sediaremos este torneio de maneira sã e segura".

Contudo, as medidas adotadas a partir desta quarta-feira não incitam o otimismo: os habitantes de 10 bairros da periferia norte de Lisboa, onde persistem focos de contaminação da COVID-19, voltaram a ser confinados em casa. No total, cerca de 700.000 pessoas ficarão isoladas por pelo menos duas semanas.

Com uma média de 321 novas infecções diárias, o número de novos casos registrados em Portugal aumentou consideravelmente em maio. Os novos casos se concentram na região de Lisboa, que deve sediar de 12 a 23 de agosto o torneio final da Liga dos Campeões.

Apesar do surto de casos, Costa pediu calma: o confinamento de alguns bairros da periferia norte da capital "não tem relação com o centro de Lisboa, onde será disputada a Liga dos Campeões", explicou em entrevista ao jornal catalão 'La Vanguardia'.

Não agradaram

"Não é em Lisboa, mas sim em bairros vizinhos", insistiu o primeiro-ministro português. Mas, entre os 19 bairros afetados pelas medidas de confinamento está o de Santa Clara, vizinho ao de Lumiar, onde se encontra o estádio do Sporting, uma das duas sedes escolhidas pela Uefa.

As declarações de Costa não agradaram aos bairros vizinhos: "o primeiro-ministro parece preocupado pela situação da cidade de Lisboa, sem dúvida por causa da Liga dos Campeões. Não é preciso fingir que o problema não existe, porque existe em Lisboa também", declarou à AFP o prefeito adjunto de Loures, Gonçalo Caroço.

A crise provocada pela COVID-19 obrigou a Uefa a idealizar um formato novo para seu torneio inédito, com oito equipes disputando o título em jogos de eliminação direta, todos na mesma cidade.

Batizado de 'Final 8', o torneio deve começar em 12 de agosto com as quartas de final. Os jogos serão repartidos entre o Estádio José Alvalade, onde joga o Sporting, e o Estádio da Luz, casa do Benfica. A final está programada para 23 de agosto no Estádio da Luz.


Assuntos Relacionados