Vitória contra o Inter pode mudar Ceará de patamar e levá-lo ao G8 da Série A

Um triunfo alvinegro diante do Colorado, na quinta (7), deixa o Vovô firme na briga da parte alta da tabela. Resultado também coloca pressão nos rivais diretos na luta por vaga na Libertadores: Santos, Corinthians e Fluminense

Legenda: A campanha do Ceará em 27 rodadas o deixa na primeira "página" da tabela e sonhando com vagas sul-americanas
Foto: Kid Júnior / SVM

Em um campeonato de 38 rodadas como a Série A do Brasileiro, os objetivos de um clube na competição vão se moldando de acordo com os resultados, podendo ser título, vagas na Libertadores ou Copa Sul-Americana, ou ainda a luta pela permanência. E no Ceará, os objetivos alvinegros foram mais lapidados após 27 rodadas disputadas, 36 pontos conquistados e um honroso lugar na primeira "página" da tabela, ocupando a 10ª posição.

Acima do Vovô estão nove gigantes do futebol brasileiro (São Paulo, Atlético-MG, Flamengo, Internacional, Grêmio, Palmeiras, Fluminense, Santos e Corinthians) e o desafio para 2021, nas 11 rodadas finais, é dar um passo à frente na campanha, mudar de patamar no Brasileirão. 

Ouça o 'CearáCast':

O jogo da 28ª rodada, na quinta-feira (7), diante do Internacional (4º colocado) na Arena Castelão, às 19 horas, é daqueles que podem fazer o time entrar forte na luta por participação na Libertadores.

Como o primeiro objetivo sempre foi a permanência na elite, o Ceará precisa de apenas nove em 11 rodadas para alcançar os mágicos "45". Logo, automaticamente, o clube passa a sonhar mais alto e pensar em uma oportunidade nos principais torneios internacionais. Como hoje a vaga na Sul-Americana vai até o 13º lugar, posição do Bragantino, com 31 pontos (cinco a menos), se manter no grupo de classificação para a Sula é mais que viável para o Alvinegro.

Pela campanha na elite, o Ceará se credencia a sonhar também por vaga na Libertadores. Como a Copa do Brasil será vencida por Palmeiras ou Grêmio, clubes que hoje estão em 5º e 6º, a vaga na "Liberta" será do 7º colocado, que hoje seria o Fluminense, com 40 pontos, quatro a mais que o Vovô. Mas além de ultrapassar o time carioca, o time terá que passar primeiro por Corinthians (9º) e o Santos(8º), ambos com 39.

O resultado positivo pode levar o Vovô ao 8º lugar no fim da rodada, já que os jogos do Corinthians contra o Palmeiras e do Santos diante do Atlético/MG foram adiados: os rivais paulistas têm duelos nas semifinais da Libertadores.

Assim, o Ceará pode alcançá-los - uma vitória simples o faz ultrapassar o Corinthians e por dois gols de diferença o Santos - deixando-o em posição invejável na tabela e colocando pressão neles. E outro detalhe importante: o 8º colocado da Série A pode levar a Libertadores caso um time brasileiro ganhe a edição de 2020, no caso Santos ou Palmeiras.

A vitória diante do Inter também permitirá ao Vovô defender a 8ª posição ao visitar o Flamengo no Maracanã no domingo (10), enquanto o Santos visita o São Paulo e o Palmeiras joga contra o Fluminense, também no mesmo dia.

Evolução

Outra marca em caso de vitória contra o Inter é já igualar a campanha do ano passado na Série A com 10 rodadas a menos em disputa. No ano passado, o clube escapou da queda com 39 pontos, e chegar à mesma pontuação já na quinta-feira mostra uma nítida evolução de um ano para o outro.

"Temos uma equipe muito regular. O Guto conseguiu que todos tivessem a mesma visão no time. A equipe toda cresce em sua performance. É fruto do planejamento e o trabalho de todos. Com isso tudo, não tem como as coisas não acontecerem. Eu vejo, sim, o Ceará disputando algo a mais", disse o volante Ricardinho.