Verstappen lidera 1º treino livre do GP da Inglaterra; Hamilton fica em 3º

A prova marca a estreia oficial das "sprint races", um novo formato de disputa da Fórmula 1

Legenda: Verstappen conseguiu o melhor tempo do circuito com 1min27s035.
Foto: divulgação / Fórmula 1

A Fórmula 1 deu início ao GP da Inglaterra nesta sexta-feira (16), no circuito de Silverstone, em novo formato de programação da pista. Com casa cheia, o único treino livre antes da sessão oficial de classificação teve liderança do holandês Max Verstappen, da Red Bull, que liderou com folga, enquanto que o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o terceiro.

O GP da Inglaterra marca a estreia oficial das "sprint races" aos sábados, que serão realizadas em três etapas da temporada 2021. A introdução do modelo muda o formato do final de semana. Com isso, na sexta-feira é realizado apenas um único treino livre antes da classificação, enquanto que a segunda sessão acontece no sábado antes da "sprint race".

Uma das grandes dúvidas das equipes era descobrir o balanço ideal entre o uso dos 60 minutos para fazer simulação da corrida. Mesmo com a segunda sessão livre, o regulamento limita o que é possível mexer no carro entre a classificação e a "sprint race".

Classificação

Na frente, Verstappen não teve dificuldades para manter a liderança com seu melhor tempo em 1min27s035. Mesmo com pneus médios, o britânico Lando Norris, da McLaren, fez um tempo bom para se manter em 2º, a 0s779 do holandês (1min27s814). Já Hamilton, que saiu de pneus macios, não conseguiu superar o compatriota, terminando em 3º.

Confira o top-10 da primeira sessão de treinos livres:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. Lewis Hamilton (Mercedes)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Valtteri Bottas (Mercedes)
  6. Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
  7. Sebastian Vettel (Aston Martin)
  8. Sergio Pérez (Red Bull)
  9. Daniel Ricciardo (McLaren)
  10. Esteban Ocon (Alpine)