TV Verdes Mares revive neste domingo (7) jogo que marcou acesso do Ceará em 2009

Às 16 horas, o torcedor alvinegro vai rever jogo do acesso do Vovô para a Série A em 2009. Time bateu o Ponte Preta por 2 a 1 em Campinas. Partida marcou nova geração de torcedores após uma campanha inesquecível

Legenda: Zagueiro Fabrício, autor de um dos gols, comemora com os companheiros o acesso que estava próximo.
Foto: Foto: Kiko Silva

O Ceará sempre foi um assíduo participante da Série A do Campeonato Brasileiro, indo para sua 25ª participação este ano, pelo 3º ano seguido na Era dos Pontos Corridos, um feito notável para um clube nordestino.

Os embates do Vovô na elite do futebol brasileiro estão nas memórias do torcedor alvinegro, entre 473 jogos realizados e 140 vitórias, muitas delas marcantes. Mas para uma geração de torcedores, entre 1994 e 2009, ver o Ceará na Série A era um sonho distante, já que o Vovô amargava 16 anos de Série B, com poucas perspectivas de voltar à elite na qual já tinha brilhado com um 3º lugar em 1964, um 7º em 1959, 1962 e 1985.

Mas o sonho se realizou em 2009, com o Alvinegro fazendo uma campanha brilhante na Série B daquele ano, conquistando um acesso com a 3ª colocação, com 19 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.

Com um início de campanha difícil (na 4ª rodada o time se encontrava na zona de rebaixamento), a chegada de PC Gusmão duas rodadas depois transformou a equipe, com o grupo engrenando, protagonizando vitórias marcantes como diante do Vasco no Maracanã por 2 a 0 e do arquirrival Fortaleza por 1 a 0, diante do Brasiliense com gol do eterno ídolo Sérgio Alves nos minutos finais. A equipe entrou de vez na história do clube no dia 21 de novembro de 2009 ao bater a Ponte Preta no Moisés Lucarelli por 2 a 1, debaixo de chuva, lavando a alma do torcedor em todo País e presente em São Paulo para um dia inesquecível ao confirmar seu acesso para a Série A após a 37ª rodada. E a TV Verdes Mares reviverá a emoção de 11 anos atrás transmitindo o jogo neste domingo (7), às 16 horas, com narração de Dênis Medeiros e comentários de Tom Alexandrino.

Eterna lembrança

“Foi uma conquista na minha carreira e vai ficar marcada na minha história no futebol: o acesso de 2009 do Ceará. Fazia muito tempo que o time não subia para a primeira divisão. Competição começando e chegamos em baixo em um ponto, com a chegada do PC e muito trabalho chegamos no final do ano com o acesso e foi uma coisa que ficou marcada”, relembrou Michel, ex-jogador e ídolo do Vovô pela dedicação em campo.

Será a chance do alvinegro rever em campo uma equipe eficiente, obediente taticamente - Geraldo era o meia de ligação que também defendia - e com um sistema defensivo sólido - o trio de ferro com os volantes João Marcos, Heleno e Michel, além de um atacante com gols decisivos e alvinegro de sangue: Mota. Claro, jogadores como Lopes, Boiadeiro, Arlindo Maracanã, Fabrício, Fábio Vidal, Careca, Wellington Amorim, Misael, Sérgio Alves e Preto também são lembrados. E grande parte deles faria história no ano seguinte, na Série A, chegando a liderá-la ao vencer o Avaí no Castelão no dia de seu aniversário de fundação e garantir inédita vaga na Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA:

PONTE PRETA 1 x 2 CEARÁ

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 21 de novembro de 2009
Horário: 16 horas
Retransmissão: Neste domingo (7), às 16h na TV Verdes Mares

Árbitro: Péricles Bassols Cortez (Fifa-RJ)}
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Wendel de Paiva Gouveia (ambos do RJ)
Cartões Amarelos: Vicente, Deda, Dezinho, Dede e Pirão (Ponte Preta); Erivélton e Mota (Ceará)
Gols: Renan (contra) e Fabrício (CEA), Fabiano Gadelha (PON)