TJD-RJ suspende rebaixamento no Campeonato Carioca

Decisão é preliminar e atende pedidos de Nova Iguaçu e Cabofriense

Legenda: A Federação de Futebol do Rio de Janeiro não pode rebaixar ninguém até a decisão nos tribunais
Foto: divulgação

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) concedeu uma liminar a Nova Iguaçu e Cabofriense em que suspende o rebaixamento de ambos no Campeonato Carioca. Ainda haverá um julgamento para decidir o mérito da questão e resolver se a queda será ou não anulada.

A decisão é do presidente em exercício do TJD-RJ, José Jayme Santoro, que viu "razoabilidade" nas alegações dos dois clubes. Os times pedem a relativização das normas aplicadas no Estadual devido à pandemia de Covid-19.

Por meio de Medida Inominada, Nova Iguaçu e Cabofriense argumentam que a paralisação do torneio foi prejudicial ao planejamento econômico, financeiro e técnico. "Os clubes de menor investimento foram os mais afetados", defendem, dando como exemplo o final do contrato de jogadores que tinham vínculo.

"Para o retorno do campeonato no último dia 18, a situação de desequilíbrio pode ser demonstrada com a perda da maior parte dos elencos dos clubes de menor investimento", finaliza a nota.

Decisão coletiva

O presidente do TJD-RJ alegou não poder "adentrar no mérito das alegações dos requerentes" e julgou necessária a manifestação dos outros 14 clubes que disputam o Campeonato Carioca.

Assim, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não pode homologar o rebaixamento dos dois times até que a questão seja julgada no tribunal. Pelos resultados, o Nova Iguaçu seria rebaixado à Série B1, enquanto a Cabofriense desceria para a fase preliminar do Estadual.


Assuntos Relacionados