Sistema defensivo do Vovô volta a funcionar após ajustes

Após iniciar a Série A sofrendo 9 gols em 3 jogos, Guto ajusta equipe defensivamente e cresce na tabela, com time mais marcador e sem gols sofridos nos últimos 3 jogos

Legenda: O Ceará voltou a apresentar a solidez defensiva que tinha na Copa do Nordeste, sendo nas últimas rodadas um time mais reativo na Série A e subindo na tabela
Foto: THIAGO GADELHA

Há cerca de 15 dias, o Ceará era derrotado pelo Vasco por 3 a 0 no Castelão, pela 4ª rodada da Série A, amargando o 4º jogo sem vencer, sofrendo 9 gols em 3 jogos e a pressão aumentando pela presença no Z4. Ao fim da partida, em entrevista coletiva guiada, o técnico Guto Ferreira foi enfático, destacando que a forma de jogar precisava mudar.

"Acho que nós temos que melhorar sim, a gente tem trabalhado e de repente tomar posturas mais simples, tentar ser mais sólido e buscar os resultados dentro das estratégias, mais humildes, encorpar novamente, subir o nível de confiança e soltar o futebol".

A sentença de Guto era natural após ver o Ceará finalizar 22 vezes, mas com apenas duas certas, ter mais posse de bola, liderar todas as estatísticas ofensivas, mas deixar o gramado melancolicamente derrotado por 3 a 0.

Era senha para uma mudança, o resgate do estilo que fez o clube ganhar a Copa do Nordeste: mais compacto, mais marcador e aproveitando as poucas oportunidades que criasse. Foi assim contra Bahia, Atlético/GO e Fortaleza, com a equipe reduzindo sua posse de bola, mas sendo efetivo nas chances criadas e não sofrendo gols. Assim, o Vovô saltou no Z4 para a G7 com 10 pontos.

Já na partida seguinte contra o Bahia no Castelão, Guto compactou mais a equipe, segurou mais os laterais e deu a bola ao adversário. Mesmo com 38% de posse de bola em casa, o Vozão foi mais perigoso, vencendo por 2 a 0, sua 1º na Série A.

Ajustes

O segredo está na recomposição desde o ataque, com Leandro e Fernando Sobral marcando, passando por Charles e William Oliveira na segunda linha de combate, e os laterais priorizando avançar para os contra-ataques.

Charles e Fernando Sobral, aliás, são os grandes destaques em desarmes na Série A, estando no Top-5, com 3 desarmes por jogo cada.

Não só eles, mas todo time está marcando mais, tornando a equipe mais compacta. Até Vina, armador e camisa 10 tem marcado bastante.

"Vou ajudar o grupo até onde eu aguentar. Acabou essa do dez cadenciado, que só joga com a bola. O meia tem que marcar como volante, e com a bola jogar como o dez".

Contra Atlético/GO e Fortaleza, outras duas vitórias alvinegras, a defesa segurou os ataques adversários e o time aproveitou as chances.

"A gente tem melhorado alguns pontos, o professor Guto também sempre vem ajustando algumas coisas. A equipe vem numa batida muito boa. Todo mundo se empenhando, correndo bastante, ajudando dentro de campo", disse o volante Charles.

Na próxima rodada, o Vovô busca a 4ª vitória seguida contra o Santos, às 21 horas, pela 8ª rodada da Série A.