Série D: Floresta goleia e avança; Guarany perde e termina na lanterna

Os times cearenses entraram em campo na 14ª rodada da competição

Legenda: O Floresta goleou o Afogados/PE por 5 a 1 na Série D
Foto: Ronaldo Oliveira / Floresta

A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro foi encerrada nesta sexta-feira (27) para os representantes cearenses. Apesar de situação encaminhada, com Floresta classificado ao mata-mata e o Guarany de Sobral eliminado no Grupo 3, ambos entraram em campo buscando melhores posições na 14ª e última rodada.

A missão foi cumprida pelo Verdão da Vila Manoel Sátiro. No Domingão, em Horizonte, a equipe pressionou muito o Afogados/PE e ficou no empate durante o 1º tempo. Na volta do intervalo, cresceu de volume e aplicou goleada de 5 a 1. Os gols foram de Marconi, Renê, Luís Soares e Flávio Torres, duas vezes. Os visitantes descontaram com Júnior.

O cenário foi diferente para o Guarasol. Fora de casa, o time até tentou se despedir da competição com melhor resultado frente ao Salgueiro, mas esbarrou na finalização. Os pernambucanos então pressionaram na etapa final e conseguiram 2 a 0 com Cezinha e Daniel Passira.

Situação da tabela

No fim, apenas o Floresta garantiu vaga. O plantel alviverde deixa o Grupo 3 na 3ª posição, com 24 pontos e aproveitamento de 57,1%. O Guarany de Sobral, no entanto, teve pior desempenho no torneio nacional e ocupou a lanterna do chaveamento com 11 - conquistou 26,2% da pontuação disputada.

A CBF ainda irá definir as datas e os horários dos jogos da 2ª fase da Série D. O adversário do Floresta pertence ao Grupo 4, que tem rodada em andamento.