Sequência de oito jogos sem vitórias é a pior do Fortaleza nos últimos dez anos

Tricolor volta a campo na quinta-feira (21), para enfrentar o Santos

Legenda: Enderson Moreira tem a missão de acabar com o jejum do Fortaleza
Foto: José Leomar

A fase do Fortaleza é extremamente complicada na Série A do Campeonato Brasileiro. Com a derrota por 4 a 2 para o Internacional, no último domingo (17), o Tricolor completou oito partidas seguidas sem vitórias. A série ruim, não é somente preocupante. Representa também um dado histórico negativo: a pior sequência do Leão do Pici na década.

Nos últimos dez anos, em nenhum momento, o Fortaleza ficou oito jogos seguidos sem vencer. Muito menos analisando somente o recorte Campeonato Brasileiro.

Atualmente, a equipe acumula quatro empates e quatro derrotas. Desde 2010, a única sequência parecida com esta foi em 2012, quando o Tricolor estava na Série C do Brasileiro. Naquela temporada, ficou seis partidas seguidas sem triunfar. Entretanto, não foram todas do Campeonato Brasileiro, mas sim considerando também jogos do Campeonato Cearense e da Copa do Brasil.

Em 2019, na Série A do Brasileiro, a pior sequência que o Fortaleza enfrentou foi de quatro jogos sem vencer, no período em que Zé Ricardo era o treinador. Após derrota para o Fluminense (1x0), empate com o Bahia (1x1) e derrotas para Palmeiras (1x0) e Athletico-PR (4x1), o treinador acabou demitido e Rogério Ceni retornou.

Fantasma de 2009

A última vez que o Fortaleza ficou oito jogos sem vencer foi há 12 anos, em 2009. Naquela temporada, passou as mesmas oito partidas sem triunfar. O detalhe é que, assim como em 2012, a sequência também contabiliza jogos de outras competições fora o Campeonato Brasileiro. Na ocasião, uma partida do Campeonato Cearense e duas da Copa do Brasil integram a lista, além dos cinco duelos válidos pela Série B.

O torcedor tricolor lembra bem que, em 2009, o desempenho ruim acabou refletindo numa péssima campanha do time na Segunda Divisão. Naquele ano, o Fortaleza acabou rebaixado à Série C.

Caminho para recuperação

Apesar do momento ruim, o Fortaleza ainda está fora da zona de rebaixamento. Atualmente, o Tricolor está na 16ª colocação, com 32 pontos, três a mais que o Bahia, primeira equipe dentro do Z-4. Entretanto, o time baiano possui um jogo a menos.

Nas últimas oito rodadas finais da Série A, o Fortaleza ainda enfrentará Santos (em casa), Atlético GO (fora), Atlético MG (fora), Coritiba (em casa), Vasco (em casa), Palmeiras (fora), Bahia (em casa) e Fluminense (fora).

O alento é que o time comandado por Enderson Moreira depende somente de si para permanecer na Primeira Divisão. Mas é preciso correr contra o tempo para reencontrar logo o caminho das vitórias.