Sem PC, a aposta é em Lula

Legenda: Na quarta e última passagem de Lula, em 2008, o treinador levou a equipe ao 12ºlugar na Série B
Foto: João Luís
Com a negativa de PC Gusmão, Ceará acerta com Lula Pereira, que se apresenta hoje no clube para a sua 5ª passagem

Ele não era a primeira opção da diretoria, mas tornou-se a mais palpável após a negativa de Paulo César Gusmão, prioridade assumida da cúpula alvinegra. Trata-se de Lula Pereira, que a exemplo de Dimas Filgueiras - a quem sucederá no comando técnico -, tem grandes raízes alvinegras.

Lula chega para sua quinta passagem pelo Vovô apenas como treinador. Ele já esteve no cargo em 1989/90, 1999, 2004 e 2008, conquistando os títulos cearenses de 1989, 1990 e 1999.

O novo técnico do Vovô se apresenta hoje pela manhã ao grupo e à imprensa, já iniciando os trabalhos para a partida contra o Icasa, na quinta-feira, pela 10ªrodada do Estadual.

A volta do treinador ao clube já era bastante especulada quando surgiu uma forma de anúncio no mínimo curiosa. Nada de dirigentes confirmando a chegada dele, e sim um jogador. Isso mesmo, o volante Heleno, em entrevista coletiva de ontem à tarde no Vovozão, confirmou Lula como o novo técnico. "A apresentação dele será pela manhã. O Anderson Silva (auxiliar técnico, que comandou o treino) nos reuniu e comunicou a nós jogadores após o treino", entregou o jogador, antes de um anúncio oficial.

O volante mostrou que já sabe o básico sobre o novo comandante. "Ele conhece o grupo, é daqui e gosta do Ceará. Tem tudo para fazer um bom trabalho. Em sua chegada, vamos ver qual a filosofia que implementará. Nunca trabalhei com ele, mas o Michel - hoje no Vitória/BA - falava muito bem dele. Não tem mau caráter no grupo e temos tudo para fazer um bom trabalho".

Bastidores

Ainda na quinta-feira à noite, o Ceará procurou Paulo César Gusmão, que aceitou a proposta do Vovô.

Mas na sexta-feira o técnico voltou atrás, alegando motivos particulares para não vir. Porém propôs um acerto apenas para a Série B, em maio, ideia prontamente rechaçada pela diretoria do clube. Foi aí que o nome de Lula ganhou força.

A diretoria do clube esteve reunida com Lula por toda a tarde de ontem e os contatos dos dirigentes e do técnico estiveram desligados nesse período. Então eis que surgiu um jogador para entregar o nome do novo técnico, se antecipando à diretoria.

SAIBA MAIS

Trajetória
Luiz Carlos Bezerra Pereira, o Lula, tem 55 anos e nasceu em Olinda/PE. Após defender Santa Cruz e Sport Recife, rumou para o Ceará em 1980 onde encerrou a carreira de jogador. Iniciou a carreira de técnico no time Sub-20 do Ceará, alcançando o título de 1988, e assumiu o time principal em 1989, sagrando-se campeão estadual e repetindo o feito no ano seguinte. As outras passagens de Lula pelo Vovô foram em 1999, 2004 e 2008

Hiato
Depois da última passagem pelo Alvinegro, em 2008, Lula ainda dirigiu o América/RN em 2010, seu último trabalho como técnico. Além dos clubes já citados, Lula dirigiu Flamengo, Bahia, Figueirense, América/MG, Portuguesa, Brasiliense, Avaí, Guarani/SP e Paysandu, entre outros

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER