Sem mudanças no formato, Fifa confirma Mundial de Clubes para 2021

A expectativa era realizar uma competição mais ampliada a partir do próximo ano

Legenda: O Liverpool é o atual campeão mundial. Em 2019, time venceu o Flamengo na final
Foto: AFP

Sem mudanças no formato, a Fifa confirmou nesta sexta-feira (4) a realização do Mundial de Clubes em 2021. Torneio continuará com sete equipes, que competirão em dezembro do próximo ano, no Japão. O anúncio surpreendeu porque a entidade máxima do futebol tinha a meta de lançar uma nova e ampliada edição do Mundial a partir de 2021.

O plano inicial era realizar neste ano a última edição do torneio no formato atual, com sete clubes, sendo seis campeões continentais mais um time representante do país-sede do Mundial. A edição de 2020 foi adiada para fevereiro, no Catar, em razão da pandemia do novo coronavírus.

A Covid-19 forçou o adiamento da Copa América e da Eurocopa para o meio do ano que vem, justamente o período em que a Fifa pretendia fazer o novo Mundial. O presidente Gianni Infantino, contudo, garante que o plano segue de pé, embora sem nova data para acontecer.

A pandemia e os consequentes adiamentos de competições internacionais podem forçar a Fifa a adiar o novo Mundial para 2025. Isso porque o ano de 2022 terá a Copa do Mundo no Catar, entre novembro e dezembro, congestionando o calendário daquele ano. Em 2023, a China, futura sede do Mundial de Clubes, vai receber a Copa da Ásia na mesma época. E ano de 2024 terá novas edições da Copa América e da Eurocopa.

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte

Assuntos Relacionados