São Paulo empata com Athletico/PR na Arena da Baixada e garante liderança na Série A

Time tricolor não pode mais ser ultrapassado na 30ª rodada

Legenda: São Paulo enfrenta o Everton-CHI nesta quinta-feira (5) pela Sul-Americana
Foto: Divulgação / São Paulo

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Athletico/PR neste domingo (17), na Arena da Baixada, e garantiu a permanência na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos. O Internacional pode chegar a 56 na pontuação se vencer o Fortaleza, em duelo às 20h30, no estádio Beira-Rio, pela 30ª rodada.

O jogo

O primeiro tempo em Curitiba foi sofrível. O São Paulo teve 62% de posse de bola mas a usou, quase o tempo todo, com toques laterais. Daniel Alves teve mais chance para encostar nos atacantes, mas pouco fez com toda essa liberdade.

Não que o Athletico tenha tido 45 minutos brilhantes. Esteve no mesmo nível dos visitantes. Mas quando o São Paulo vacilou, soube aproveitar. Aos 38, Nikão recuperou a bola depois de passe ruim de Gabriel Sara e iniciou ataque que terminou com finalização de Renato Kayzer para o gol.

Legenda: O Athletico abriu o placar, mas não conseguiu manter o resultado em casa
Foto: divulgação / Athletico

O time de Fernando Diniz não encontrava resposta, o que fez o técnico mudar no intervalo. Tirou o zagueiro Bruno Alves para colocar o atacante Vitor Bueno. Pelo menos no início, pouco mudou. Tchê Tchê quase criou uma chance para os paranaenses em outra saída de bola ruim.

Na sequência, o mesmo Tchê Tchê acertou chute de fora da área e mandou a bola no ângulo esquerdo para empatar a partida, aos 16 do 2º tempo. O São Paulo havia começado a chegar mais e incomodar o rival. Brenner tinha perdido oportunidade. Sara, chutado para fora. A marcação foi mais intensa, pressionando o Athletico no campo de defesa.

Sem maior eficiência no arremate, não ampliou. No fim, Volpi evitou revés do São Paulo com boas defesas na Arena da Baixada. 

Ficha técnica

Athletico/PR 1x1 São Paulo

Competição: 30ª rodada do Brasileirão
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 17/01/2021
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Cartão amarelo: Paulo Autuori, Fernando Canesin, Carlos Eduardo (Athletico-PR); Arboleda (São Paulo)
Gols: Renato Kayzer (ATH), aos 38 minutos do 1º tempo, e Tchê Tchê (SAO), aos 15 minutos do 2º tempo.

Athletico/PR: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian, Fernando Canesin (Walter) e Nikão; Carlos Eduardo (Reinaldo) e Renato Kayzer (Vitinho). Técnico: Paulo Autuori.

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Igor Vinícius), Bruno Alves (Vitor Bueno), Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Gonzalo Carneiro) e Igor Gomes (Pablo); Brenner. Técnico: Fernando Diniz.