Rali dos Sertões 2020 tem nova data

A mudança na data das eleições municipais atrapalhou os planos da organização dos sertões, com a competição sendo remarcada de 31 de outubro e 8 de novembro

Legenda: A chegada do Rali dos Sertões será na Vila Preá, em Jericoacoara

A edição 2020 do mais importante rali do Brasil, o Sertões 2020, estava inicialmente marcada para acontecer entre os dias 14 a 23 de agosto, mas foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. A organização da prova, então, remarcou para os dias 7 a 15 de novembro, mas a mudança das eleições municipais novamente atrapalhou os planos. Agora a competição acontecerá entre 31 de outubro e 8 de novembro.

Entre os impeditivos para organizar um rali em época de eleições estão a logística do transporte das urnas eletrônicas que pode ocupar estradas reservadas para algumas das especiais, trechos cronometrados, da prova. 

Outro fator relevante é o impacto da presença da caravana Sertões, de quase 2 mil pessoas, em duas cidades pequenas no final de semana da eleição – os municípios cearenses de Cruz (Preá) e Jijoca (Jericoacoara) -, local da chegada, causaria dificuldades extras para as pessoas que votam nestes locais. Finalmente, a logística para a volta das pessoas que precisam votar em seus domicílios após a prova também ficaria comprometida.

Por esses motivos a organização, achou coerente antecipar o Sertões para 31 de outubro a 8 de Novembro e atender boa parte dos anseios dos  competidores que é acelerar o quanto antes. A antecipação não compromete em nada o protocolo de segurança sanitária que o Sertões estabeleceu para proteger a saúde dos organizadores, competidores e sobretudo da população das cidades por onde a prova irá passar segundo a organização do evento.
“Mudamos a data do Sertões para nos adapt o Sarmos ao novo calendário eleitoral. Não seria coerente, um evento que tanto promove a pátria, ir contra o dever do cidadão, que é votar. O Sertões tem um compromisso maior com o Brasil. Precisamos respeitar as eleições, o maior momento de uma democracia como a nossa”, afirmou Joaquim Monteiro, CEO da empresa que organiza a competição.

O trajeto do Rali dos Sertões, porém, se mantém o mesmo. A largada está prevista para acontecer em São Paulo e a chegada será na Vila Preá, perto da entrada do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.