Rafael Sóbis renasce com dois gols e ganha moral no Vovô

Experiente atacante, que vem sendo titular na Copa do Brasil na ausência de Cléber, mostra que pode ser útil com sua técnica e estilo de jogo também na Série A, virando um dilema para o técnico Guto Ferreira resolver

Legenda: Rafael Sóbis tem sido um reserva de luxo de Guto Ferreira na Série A, que tem virado titular quando Cléber não pode jogar na Copa do Brasil
Foto: THIAGO GADELHA

O atacante Rafael Sóbis desencantou com a camisa do Ceará ao marcar dois gols diante do Brusque, na vitória por 5 a 1 pela 4ª fase da Copa do Brasil, contribuindo muito para a classificação alvinegra, por ter feito os dois primeiros tentos do Vovô, que viraram o jogo.

O experiente atacante, que ainda não tinha marcado após o retorno das competições em julho, quebra um jejum incômodo de 21 jogos sem gols e ganha moral para retomar a titularidade no time de Guto Ferreira para a sequência da Série A, Copa do Brasil e finais do Campeonato Cearense.

Ele, que começou bem a temporada com cinco gols marcados e sendo artilheiro do Vovô comandado por Enderson Moreira, voltou a balançar as redes após a interrupção do futebol pela pandemia do novo coronavírus. Até então, ele tinha feito três contra o River/PI, pela Copa do Brasil, um diante do Atlético, pelo Estadual, e outro contra o Vitória, também pela Copa do Brasil.

No início de trabalho de Guto Ferreira, em julho, Sóbis começou como titular nos quatro primeiros jogos (Barbalha, Fortaleza, Ferroviário e Vitória), mas para o Clássico-Rei, contra o Fortaleza, pela semifinal da Copa do Nordeste, Sóbis perdeu a vaga para Cléber, jovem revelação vinda do Barbalha e que tem uma característica de jogo diferente, mais centroavante de ofício.

Cléber casou perfeitamente com o estilo de jogo implementado por Guto naquele momento, com mais força na jogada aérea, pivô para a chegada dos meias, sendo determinante para a conquista da Copa do Nordeste e o bom início de Série A.

Assim Sóbis, com um estilo de jogo mais técnico, foi para o banco nos jogos da Série A e utilizado como titular na Copa do Brasil pela impossibilidade de Cléber disputar a competição nacional pelo Vovô por já ter atuado pelo Barbalha.

Mudou
Mas a fase parece ter virado para os dois. Cléber é um atacante promissor, recebendo, inclusive, sondagem do Grêmio, que esteve disposto a comprá-lo por R$ 15 milhões. Mas após três gols na Série A, o jovem atacante passou a ser melhor marcado e seu rendimento caiu.

E Rafael Sóbis, que vinha em uma maré de azar com quatro bolas na trave (Brusque, Vasco, Bahia e Grêmio) e um pênalti perdido (Vitória), desencantou contra o Brusque, na última quarta-feira, mostrando muita técnica nas finalizações para os gols e se entendendo muito bem com Vinícius, meia que deu as duas assistências para ele.

Com os dois gols de Rafael Sóbis, agora cabe a Guto Ferreira definir quem será o titular para uma importante sequência (Goiás no domingo, pela Série A, Fortaleza, na quarta-feira, pelo Cearense, e Palmeiras, pela Série A, no fim de semana seguinte).

O treinador, que já afirmou que escala o Vovô de acordo o tipo de jogo, tem em Sóbis e Cléber dois atacantes com características diferentes, com ambos podendo contribuir da sua forma.