Presidente da Fifa cita ideia de teto salarial no futebol e pede cuidado com torcida

Gianni Infantino cobrou mais transparência aos valores aplicados em transferências

Legenda: Infantino disse acreditar nas decisões de segurança dos países e nas medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Foto: AFP

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, citou neste sábado (6) algumas propostas que ouviu nos últimos meses. As ideias envolvem um possível teto salarial no futebol e limites aos valores pagos em transferências de atletas.

"Quanto aos aspectos financeiro e de governança, também ouvi algumas propostas interessantes, sobre diferentes assuntos: desde tetos salariais e limites aos valores pagos por transferências, ou outros métodos de taxação, até uma possível obrigação para entidades reguladoras, organizadores de competições e clubes de manterem reservas ou contribuírem para um fundo de reservas que possa servir como assistência em momentos de necessidade como agora", afirmou.

A declaração foi feita em carta enviada a 211 federações e à imprensa. Porém, é importante ressaltar que Infantino não disse se tais medidas serão implementadas; o presidente da Fifa apenas limitou-se a dizer que estas ideias são "interessantes".

O que disse defender, de fato, é a aplicação de regras "mais claras e rígidas" para regulamentar o mercado de transferências para impor "transparência absoluta a todo o ecossistema do futebol".

Pandemia mundial

Legenda: A Fifa prepara um plano mundial de auxílio financeiro no futebol
Foto: AFP

Em relação à pandemia do novo coronavírus, que paralisou o futebol na maioria dos países, incluindo o Brasil, o presidente da Fifa declarou que confia nas decisões das federação de cada país e que a avaliação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é fundamental.

E também defendeu que é preciso paciência para levar os torcedores aos estádios novamente. "O futebol sem espectadores não é a mesma coisa. Mas devemos ser pacientes ao considerar o momento certo de trazer os torcedores de volta aos estádios. Continuaremos a trabalhar, mas de maneira discreta e respeitosa, para superar estas medidas temporárias e assegurar-nos de que os torcedores sejam recebidos de volta de um modo seguro e responsável", comentou.

A Fifa está finalizando um plano de auxílio financeiro elaborado pela cúpula mais alta da entidade como forma de ajuda ao esporte. Os detalhes são sigilosos, mas irá incluir o futebol feminino.