Premiado pela Fifa, Marivaldo anda 60 km para ver jogo do Sport

Apaixonado pelo Leão da Iha, torcedor foi premiado com o Fifa Fan Award nesta quinta-feira (17)

Legenda: Marivaldo teve a história contada em reportagem da Globo durante 2019
Foto: reprodução / TV Globo

Marivaldo, fanático pelo Sport, ganhou, ontem, o prêmio Fifa Fan Award, destinado ao torcedor símbolo da temporada 2019/2020. O pernambucano de 48 anos recebeu o prêmio por andar 60 quilômetros em 12 horas para ver o seu time jogar. Ele sai da cidade de Pombos, interior de Pernambuco, caminhando até o Recife. O percurso foi feito por Marivaldo diversas vezes e a história repercutiu em 2019, ao ser exibida pela TV Globo. Nesta quinta (17), veio o reconhecimento da Fifa, entidade máxima do futebol.

Morador de Pombos, Marivaldo não tinha recursos para viajar de transporte público até Recife para ver o Sport jogar. A solução foi percorrer a pé os 60 quilômetros que separam a cidade do interior até a capital. O trajeto atravessa três cidades pernambucanas. Na mochila, carrega apenas dois pacotes de biscoito e uma garrafa de água. Só se alimenta melhor quando chega à Ilha do Retiro, porque conta com a ajuda financeira de outros torcedores no estádio.

“Tem aqueles que me chamam de louco, outros me chamam de abestalhado, mas eu não ligo. Eu sei que não sou. Faço isso porque me faz bem. Eu me sinto feliz em ir ver o Sport jogar. A minha vida é mais feliz por conta do Sport e não posso me preocupar com o julgamento das pessoas. Cada um tem sua forma de ver o mundo e faz o que quiser. O Sport é o meu mundo, o Sport é minha vida”, disse Marivaldo à TV Globo.

Auxílio

Marivaldo começou a enfrentar problemas financeiros após a falência de um mercadinho. Passou a viver apenas com o auxílio da aposentadoria da mãe, Emília da Silva. O amor ao Sport foi herdado do pai, Maurício Francisco da Silva, já falecido.

Durante a premiação, que foi realizada de modo remoto e transmitida pela Fifa direto de Zurique, na Suíça, o torcedor foi convidado pelo Sport para ir ao Recife assistir à premiação online. “Marivaldo? Marivaldo? Eles falaram Marivaldo! Sou eu!", vibrou ao saber que havia sido o escolhido pela Fifa.

Foi o 2º prêmio seguido para o Brasil. Em 2019, a ganhadora foi Silvia Grecco, torcedora do Palmeiras que narra os jogos para o filho deficiente visual no estádio.


Assuntos Relacionados