Prefeitura de Fortaleza reinaugura Aécio de Borba e projeta criação de Memorial do Futsal

A reabertura do equipamento ocorre nesta quinta-feira (29), às 17h, com Clássico-Rei Sub-13

Legenda: O ginásio Aécio de Borba terá formato poliesportivo para receber também basquete, vôlei e handebol
Foto: Divulgação/Prefeitura

O ginásio Aécio de Borba será reinaugurado nesta quinta-feira (29) pela Prefeitura de Fortaleza. Evento de reabertura ocorre às 17h, com partida simbólica entre Ceará e Fortaleza no Sub-13.

O projeto do equipamento, considerado o principal do futsal cearense, teve o investimento de R$ 1,7 milhão. Com a requalificação, contará com novo sistema elétrico, corrimãos, sala de apoio médica, pintura, além da implantação de novos alambrados, portões metálicos, refletores, três novas cantinas, banheiros e vestiários. 

O novo Ginásio Aécio de Borba terá formato poliesportivo para receber também basquete, vôlei e handball. Contará ainda com padronização de cores similar a utilizada no Paulo Sarasate. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Memorial do Futsal Cearense

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pretende lançar o Memorial do Futsal Cearense. O espaço reunirá um acervo sobre a história da modalidade estadual. O espaço está em fase de licitação. 

O projeto será montado no Ginásio Aécio de Borba, em área expositiva que possui 60.24m², e deverá contemplar um ambiente que se localiza na área administrativa, pavimento inferior do equipamento. O Memorial do Futsal Cearense receberá visitas guiadas para apresentar ao público a história do futsal cearense.

Sobre o Ginásio

O Ginásio Aécio de Borba foi inaugurado em 17 de outubro de 1982, na gestão do prefeito José Aragão, e sempre foi utilizado para a prática do futsal. O nome é uma homenagem ao cearense Aécio de Borba Vasconcelos, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão na fundação, em 1979. Na época, o gestor trouxe a sede da CBFS para Fortaleza, além de ter sido dirigente do América FC.

Aécio de Borba também foi o primeiro treinador a dar ao Brasil um título internacional de futebol de salão: Sul Americano de Seleções (1969). A Taça de Clubes de 1982 marcou a inauguração do Ginásio Aécio de Borba.

O Ginásio já sediou diversas competições estaduais e nacionais e, desde a inauguração, havia passado apenas por uma reforma, na ocasião da comemoração dos 25 anos da Superintendência Municipal de Obras (Sumov). As obras foram finalizadas em 11 de dezembro de 1991.

Serviço:

  • Reinauguração do Ginásio Aecio de Borba
  • Data: Quinta-feira (29/10)
  • Horário: 17h
  • Endereço: R. Paulino Nogueira, 95 - Benfica, Fortaleza-CE

Assuntos Relacionados