Prefeitura de Fortaleza oficializa suspensão de patrocínio aos clubes de futebol

A medida atende orientação de integrantes do Ministério Público Federal e do Estado

Legenda: Ceará e Fortaleza são os representantes cearenses na Série A
Foto: Thiago Gadelha/SVM

A Prefeitura Municipal de Fortaleza oficializou a suspesão de patrocínios a Ceará e Fortaleza. Na última sexta-feira (5), foi publicado no Diário Oficial do Município o termo de distrato de convênio com Alvinegros e Tricolores, os dois principais clubes de futebol da Capital e representantes do Estado na Série A do Campeonato Brasileiro.

A decisão atende a orientação do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado do Ceará. Os integrantes do MP recomendaram que a Prefeitura “se abstenha de executar despesas referentes a patrocínios de clubes de futebol da Capital, até o final do exercício financeiro de 2020, considerando as consequências decorrentes da pandemia do novo coronavírus com relação à economia, de modo a atender aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade, eficiência, economicidade e interesse público”.

Anualmente, a Prefeitura de Fortaleza patrocinava os dois clubes. O acordo para esta temporada havia sido renovado durante reunião entre o prefeito Roberto Claudio com os dois presidentes, Robinson de Castro e Marcelo Paz, ainda em fevereiro deste ano, antes mesmo da pandemia do coronavírus.

A decisão acaba prejudicando os clubes, que estão passando por momento de grande dificuldade no meio da pandemia, com cortes de receitas e prejuízos financeiros.