Poupando titulares, Ceará visita o Palmeiras pela Série A

Contra o Palmeiras, hoje em São Paulo, pela 13ª rodada, o Ceará mandará a campo um time alternativo devido à maratona de jogos, com cinco titulares preservados para não comprometer os resultados no restante de 2020

Legenda: Um dos jogadores que não viajaram para São Paulo foi o lateral-direito Samuel Xavier, que saiu machucado do Clássico-Rei
Foto: THIAGO GADELHA

O momento do Ceará na temporada é delicado, com a equipe sentindo os efeitos da maratona de jogos desde o retorno do futebol em julho, já realizando 24 partidas, recorde absoluto no País, sendo nove apenas no último mês.

Assim, a queda técnica e de resultados era inevitável, com o Vovô perdendo para Bragantino e empatando com Goiás, e sendo derrotado pelo Fortaleza no 1º jogo da final do Cearense. Nos últimos dois jogos, com gols sofridos nos acréscimos após uma queda física na etapa final. Por isso, para o jogo seguinte, no primeiro dos oito que terá em outubro, era preciso repensar a estratégia.

Resultado: contra o Palmeiras, hoje, às 19 horas, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 13ª rodada da Série A, cinco titulares não estarão em campo (os meias Vinícius e Fernando Sobral, o zagueiro Luiz Otávio e os laterais Bruno Pacheco e Samuel Xavier), sendo quatro dos que mais jogaram (Vinícius, Fernando Sobral, Samuel Xavier e Luiz Otávio), evidenciando uma mudança de planejamento para não comprometer os resultados no restante da temporada, ainda com três competições em disputa (Campeonato Cearense, Série A do Brasileiro e Copa do Brasil).

Assim, o Vovô deve ter fôlego novo para o jogo, embora a qualidade técnica caia um pouco com cinco pilares do time sendo poupados. Como substitutos, devem jogar Gabriel Lacerda na zaga, Eduardo e Alyson nas laterais, Felipe Silva no meio e Mateus Gonçalves no ataque.

O volante Fabinho foi enfático ao afirmar que o Vovô pode buscar os três pontos longe de casa. "Vamos enfrentar uma grande equipe do futebol brasileiro, mas eu repito: temos de olhar para nós mesmos, ver a nossa qualidade e, mesmo sabendo que vamos enfrentar um adversário dificílimo, saber também que temos totais condições de vencer, respeitando o Palmeiras. Mas temos de trabalhar forte, ter convicção, concentração e trabalhar o máximo possível para este jogo", finalizou.

No Palmeiras, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve manter a equipe que goleou o Bolívar, pela Libertadores, por 5 a 0. Gabriel Menino, Zé Rafael e Lucas Lima, até então titulares, não jogam por estarem suspensos.

No ataque, Luiz Adriano e Gabriel Veron, em recuperação de lesões, são dúvidas. Se a dupla seguir fora, Luxa deve manter o trio formado por Rony, Wesley e Willian.

Memória

No ano passado, o Vovô também poupou jogadores contra o Palmeiras, pela 30ª rodada da Série A, sendo derrotado por 1 a 0. Comandado por Adílson Batista, o Vozão poupou os titulares Mateus Gonçalves, cortado de última hora, e Thiago Galhardo, Ricardinho, Leandro Carvalho e Felippe Cardoso, titulares naquele momento, ficaram como opção no banco.

Mesmo com desfalques e um time alternativo, o Vozão, depois de tomar o gol cedo, saiu ao jogo, ficou com a bola, desperdiçou um pênalti e teve um gol polêmico anulado pela arbitragem.

+

O Ceará enfrenta o Palmeiras, que ainda não perdeu na Série A, após 12 rodadas e tem a chance de repetir 2019: o Vovô venceu por 2 a 0, no Castelão, e bateu o último invicto daquela Série A, pela 11ª rodada

 

Ficha Técnica
Série A do Brasileiro - 13ªrodada
Allianz Parque, em São Paulo (SP) 
3 de outubro - 19 horas

Palmeiras
Weverton, Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Matías Viña, Patrick de Paula, Bruno Henrique, Raphael Veiga, Rony, Wesley e Willian. Técnico: V. Luxemburgo

Ceará
Fernando Prass, Eduardo, Tiago Pagnussat, Gabriel Lacerda, Alyson, Charles, Fabinho, Felipe Silva, Mateus Gonçalves, Leandro Carvalho, Cléber. Técnico: Guto Ferreira 

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ). Transmissão: Rádio Verdes Mares, Premiere, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do ge.globo/ce