Pelos 9 pontos: Os desafios do Ceará para os 3 jogos finais da Série A

Se no 1º turno o Vovô fez 5 pontos diante de Fluminense, Coritiba e Botafogo, agora o clube projeta somar 9 pontos em jogos que prometem ser menos desafiadores no returno

Legenda: O Vovô está em 12º com 46 pontos e projeta somar mais 9 nas 3 rodadas finais
Foto: KID JUNIOR

Após o empate do Ceará em 1 a 1 diante do São Paulo no Morumbi, o Vovô projeta uma campanha perfeita nos 3 jogos finais da Série A, ao enfrentar Fluminense no Castelão às 18 horas na segunda-feira, Coritiba no Couto Pereira no dia 20 e Botafogo no Castelão no dia 25.

Se pegarmos por base os resultados e atuações no 1º turno diante dos 3 rivais, o Vovô tem boa chance de alcançar a meta de 100% de aproveitamento. O clube almeja chegar aos 55 pontos e ainda sonhar em ficar com a vaga no G-8 da Série A, indo para uma inédita Libertadores. Hoje o Vozão é o 12º colocado com 46 pontos.

No 1º turno, o Ceará empatou com o Fluminense no Maracanã em 2 a 2, venceu o Coritiba por 2 a 1 no Castelão e empatou em 2 a 2 com o Botafogo no Engenhão.

Dos 9 pontos, o Vovô conquistou 5, pontuação que seria insuficiente para um G-8, mas o grau de dificuldade dos 3 jogos foi maior, por enfrentar o melhor time dos 3 - o Fluminense - fora de casa e os dois adversários seguintes ainda com ambições na Série A por se tratarem de jogos no fim do 1º turno, embora já estivessem no Z-4. 

Equilíbrio

No empate contra o Flu no Maracanã, o Ceará foi superior, finalizando mais que o adversário (17 a 6), sendo 10 destas finalizações dentro da área. 

Se hoje o Fluminense é um time melhor do que era na 17ª rodada, lutando por uma vaga no G-4, o Ceará também é.

No jogo no Maracanã, o Vozão tinha um time muito modificado em relação ao que é hoje, jogando  
com Prass no gol, Eduardo Brock na zaga, Pedro Naressi e Charles de volantes e com Fabinho improvisado na lateral-direita, além de Sóbis na referência. 

Legenda: No 1º turno, o Ceará empatou em 2 a 2 com o Fluminense no Maracanã
Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Já para o jogo de segunda-feira, Richard é o goleiro e vem em grande fase, Eduardo joga na lateral-direita devido a lesão de Samuel Xavier, com Klaus no lugar de Brock, Fabinho e Sobral na marcação, Lima na ponta e Cléber na referência.

É um Ceará mais encorpado, mas um adversário que já se defende muito melhor e está em 5º na Série A. O Flu não tem mais Dodi de volante, mas achou Martinelli, e com Lucca no lugar de Yago Felipe. No banco de reservas, Marcão é o treinador, no lugar de Odair Hellmann.

Enfraquecidos

Se o Flu vem forte, os dois seguintes adversários do Vovô chegarão muito enfraquecidos. Se o Coxa deu trabalho ao Ceará no Castelão, chegando a fazer 1 a 0 e tendo mais posse de bola (36% a 64%), finalizando o mesmo número de vezes (15), mas sofrendo a virada com um belo gol de Vina, a tendência é um time já rebaixado ou com chances reduzidas de salvação.

Legenda: Contra o Coritiba no Castelão, o Vovô venceu por 2 a 1 no 1º turno com gols de Eduardo e Vina
Foto: THIAGO GADELHA

O time paranaense não tem mais seu melhor jogador na Série A - Giovanni Augusto, negociado - e chega ao jogo contra o Vozão já rebaixado após perder para o Santos no sábado. Em contrapartida, Ricardo Oliveira voltou a jogar e pode ser perigoso.

Já o Botafogo deu muito trabalho ao Ceará no Engenhão, pois vinha reagindo para sair do Z-4. O time carioca chegou a estar na frente duas vezes, mas o Vovô empatou o jogo com Leandro Carvalho. Mas para o jogo do Castelão, o Botafogo já rebaixado não deve oferecer resistência, embora dois jovens jogadores do time recém integrados mereçam atenção: Rafael Navarro e Matheus Nascimento.

Legenda: No 1º turno, o Ceará empatou em 2 a 2 com o Botafogo no Engenhão
Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

Assim, o Vovô já mostrou que pode competir com o Fluminense, como fez no Maracanã, e não terá a resistência de Coritiba e Botafogo como vista no 1º turno.

Veja também