Pedalando nas nuvens

Oito cearenses toparam o desafio de pedalar do Pico Alto até a Serra Branca. No caminho, muita névoa e seca

"O interior cearense é comumente associado a paisagens constituídas por vegetações castigadas pela seca. Contudo, o Ceará guarda muitos tesouros paisagísticos em cenários fantásticos. Mais do que qualquer pessoa possa imaginar". Com essas palavras o arquiteto e mountainbiker Eduardo Accyoli iniciou uma expedição inédita aos mais altos pontos do Estado.

Ideia de desbravar os picos do Ceará nasceu de conversa entre amigos Fotos: Divulgação

O projeto Desafio dos Picos contou com a presença de oito experientes ciclistas, que desafiaram trilhas desconhecidas e lugares insólitos para realizar o sonho de desbravar dois dos três picos do Ceará e fazer isso com bicicletas, e por trilhas nunca antes utilizadas.

No caminho, a missão de criar rotas, registrar coordenadas geográficas e documentar tudo por meio de fotos. A viagem, ao final de três dias, percorreu 256km e domou mais de 5.000m de altimetria em todo o percurso.

Meta ousada

O desafio nasceu de uma conversa entre os amigos Eduardo Accyoli e Edilberto Campelo. Porém, uma aventura dessa magnitude precisa de mais e corajosos parceiros para enfrentar desafios hercúleos. Com isso Eduardo Lopes, Ednardo Bulamarque, Israel Silva, André Queiroz, Ulisses Mota e a representante feminina do grupo, Sessé Mota foram convidados para a missão.

O desafio começou às 6h de uma manhã fria, chuvosa e de forte neblina. O grupo partiu do Pico Alto - terceiro ponto mais alto do Estado com 1.114m - em direção ao Distrito de Lagoa do Mato, em Itatira.

Dia a dia

O primeiro dia foi marcado pela variação de vegetação durante o percurso e a dificuldade encarada na Ladeira da Betânia, uma das principais rotas de saída do Maciço de Baturité. Foram 136 km percorridos desde o clima úmido da serra até o calor e a paisagem árida do sertão.

O segundo dia reservou 60 quilômetros em uma dura trilha que os levou do distrito de Lagoa do Mato até Monsenhor Tabosa, aos pés do destino final da aventura, o Pico da Serra Branca. Ainda houve um total de 1.200m de subida acumulada.

O inesperado

O ataque final aconteceu no terceiro dia, mas o que ninguém esperava era que as atividades fossem marcadas por imprevistos que quase impediriam o grupo de chegar ao seu objetivo: o cume do Pico da Serra Branca. Contudo, a equipe subiu os 1.154m do pico do Ceará e ainda pedalou aproximadamente 300km até voltar para Fortaleza.

SAIBA MAIS

No topo

O Pico da Serra Branca, localizado em Monsenhor Tabosa, a 1.154 metros de altitude é o ponto mais alto do Estado do Ceará. No mesmo município, há o Pico da Serra do Olho D´Água, o segundo mais alto, com 1.129 metros de altitude. Antes apontado como o ´teto´ do Ceará, o Pico Alto, em Guaramiranga, é o terceiro, com 1.114 metros

Logística

Três carros de apoio em comboio, transportaram toda a equipe e bagagem, além de acompanhar o grupo todos os dias. O veículo ficava em lugares estratégicos e em locais pré-determinados, com o objetivo de garantir a segurança e o resgate emergencial em qualquer eventualidade. Ao fim da bateria diária, a equipe de apoio encontrava os ciclistas e os auxiliava com carregamentos, reforço alimentar e reposição de líquidos.

Mais informações:

Veja tudo o que rolou nesse swell histórico e confira informações sobre outras aventuras no blog Manobra Radical no www.diariodonordeste.com.br

Lição de autoconhecimento

É envolvente e surpreendente o prazer com que atletas de alta resistência realizam seus objetivos que são quase impossíveis para um cidadão comum. Eles se utilizam de conhecimentos profundos de fisiologia humana, nutrição, suplementação alimentar e, sobretudo, empregam muito autoconhecimento.

Pílulas, cápsulas, gel, produtos de nome complexos e estranhos. Tudo em busca de um rendimento ótimo e, principalmente, com o objetivo de potencializar a musculatura e minimizar qualquer possibilidade de dor.

Justamente por isso que um dos fatores primordiais nesse tipo de projeto é a escolha de seus participantes. Uma pessoa despreparada poderia colocar tudo a perder, assim como a não observação quanto à utilização de equipamentos de ponta. Uma bicicleta capaz de suportar as severas condições de um desafio como esse também é essencial.

Da mesma maneira que o atleta se prepara da melhor forma, as bicicletas também recebem tratamento especial e são feitas com tecnologias desenvolvidas até pela Nasa. Por isso, muitos chamam as magrelas de ´Deuses Astronautas´.

Topo do Ceará

Subindo as montanhas

A aventura sobre duas rodas durou três dias. Ao final, o grupo de ciclistas amigos havia percorrido um total de 256 km em mais de 5 mil metros de altura superados. Em alguns trechos, foi necessário descer da bicicleta e carregá-la literalmente nos braços. No retorno para Fortaleza, antes de pegar o asfalto, um imprevisto antes da escalada do último dos três picos ainda estendeu a viagem em mais 300 km

GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA