Para quem esqueceu: Ceará e Vitória jogaram pela Copa do Brasil há mais de 5 meses

5 meses após jogo de ida, Ceará enfrenta o Vitória pela Copa do Brasil Equipes se reencontram no Barradão; no duelo de ida, o Vovô venceu na Arena Castelão, com gol de Rafael Sóbis, e joga pelo empate

Legenda: No jogo de ida, em 12 de março, debaixo de muita chuva, o Vovô venceu o Vitória, por 1 a 0, na Arena Castelão
Foto: FOTO: KID JUNIOR

Geralmente, os jogos de ida e volta das competições mata-mata ocorrem em um curto espaço de tempo, no máximo separados por 10 dias, para que não se perca a atmosfera de decisão. Mas nunca meses, como foi o caso da 3ª fase da Copa do Brasil.

Paralisada pela pandemia do novo coronavírus após os jogos de ida da 3ª fase, o torneio volta nesta quarta-feira (26). Você, torcedor do Ceará, lembra a data do 1º jogo, o adversário e o resultado? Se não lembrar, está perdoado, afinal, o jogo de ida na Arena Castelão, entre Ceará e Vitória, vencido pelo Vozão, por 1 a 0, no dia 12 de março, ocorreu há mais de 5 meses.

Como curiosidade, a partida foi disputada em um gramado castigado pelas fortes chuvas que cairam no dia.

Quando o Alvinegro entrar em campo na quarta-feira, no Barradão, às 21h30, o tempo entre um jogo e outro será de 5 meses e 14 dias. E o que mudou no Vovô do primeiro jogo para o de amanhã?

Em março, o Ceará era comandado por Enderson Moreira e vinha engrenando sob o seu comando, que assumiu após demissão de Argel Fucks.

Panorama

A formação utilizada por Enderson naquela partida é bem próxima da consolidada por Guto Ferreira. A linha defensiva era a mesma com: Fernando Prass, Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco.

No meio, três volantes, Ricardinho, Charles e Fernando Sobral - este jogando como um 3º volante e atacando pelas pontas - com Vinícius centralizado no meio e a dupla Rafael Sóbis e Leandro Carvalho.

O experiente atacante, Rafael Sóbis, era o artilheiro da equipe e marcou o gol da vitória, seu 5º no ano.

De mudanças, só a entrada de Fabinho no lugar de Ricardinho e a de Cléber no lugar de Sóbis.

Vale lembrar que Cléber tinha sido contratado no dia 9 de março, mas não poderia jogar a competição pelo Vovô, por já ter atuado pelo Barbalha, o que acontecerá também no jogo de volta.

De lá pra cá, o Ceará disputou 14 jogos, mais um com Enderson Moreira - a vitória por 2 a 1 contra o Sport - e 13 com Guto Ferreira, vencendo nove jogos, empatando um e perdendo quatro, com 66,6% de aproveitamento. Nesse período, conquistou a vaga na final do Estadual e foi campeão da Copa do Nordeste, eliminando o próprio Vitória nas quartas.

O momento do Ceará é de reação, após vencer o Bahia, no último domingo, por 2 a 0, no Castelão, sua 1ª na Série A.

Já o Leão da Barra, foi eliminado do Campeonato Baiano antes das semifinais e começou a Série B em dificuldade: em cinco jogos, empatou quatro e venceu um, estando hoje em 9º lugar.

Amanhã, o Ceará joga por um empate. Caso perca por um gol de diferença, a vaga será definida nos pênaltis.

Confira o CearáCast com Daniel Rocha e Jota Rômulo: