Novo calendário da CBF sem espaço para Estaduais, preocupa Ceará e Fortaleza

Entidade detalha datas-base das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, além de Copa do Brasil e Nordestão, deixando datas insuficientes para a conclusão dos Estaduais, preocupando diretorias de Vovô e Leão

Legenda: Ceará e Fortaleza são os representantes cearenses na Série A
Foto: Thiago Gadelha/SVM

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário revisado das competições masculinas para o ano de 2020. O ajuste se deve à paralisação dos jogos por conta da pandemia do novo coronavírus e agora a temporada tem o encerramento previsto para o dia 24 de fevereiro de 2021, data da 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

De acordo com a CBF, as tabelas das Séries A, B e C serão mantidas conforme originalmente anunciadas. O detalhamento das primeiras rodadas - com dias, horários e locais dos jogos - será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.

“Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, destacou o presidente da CBF, Rogério Caboclo

De acordo com a CBF, as competições chanceladas por ela seguirão o seguinte calendário: Série A (9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021), Série B (8 de agosto a 30 de janeiro), Série C (9 de agosto a 31 de janeiro), Série D (6 de setembro a 7 de fevereiro), Copa do Brasil (26 de agosto a 10 de fevereiro) e Copa do Nordeste (21 de agosto a 4 de agosto).

O documento contempla também as datas-base das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022, que será no Catar. O calendário confirmado pela Fifa prevê seis datas - são duas no mês de setembro, nos dias 3 e 8, duas em outubro, 8 e 13, e duas em novembro, nos dias 12 e 17. Sobre as competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, a CBF informou que as novas datas serão informadas em breve pela entidade.

Problemas

Analisando o calendário da CBF, os 5 clubes cearenses incluídos nela disputariam uma verdadeira maratona de jogos, principalmente Ceará e Fortaleza, por estarem 3 competições: Série A, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Os demais representantes, o Ferroviário está na Série C, assim como Floresta e Guarany de Sobral estão na Série D.

Nenhum deles teria problemas de datas no calendário divulgado pela CBF, que preveem apenas 6 datas livre para “descanso” nas chamadas Datas-Fifa.

O problema está na continuidade do Campeonato Cearense, que ainda precisa de 5 datas para ser concluído. Como o governador do Estado, Camilo Santana (PT), deve liberar a volta dos campeonatos na 4ª fase, as partidas de futebol devem voltar a partir do dia 20, e no dia seguinte, Ceará e Fortaleza estarão em Salvador, para a disputa da Copa do Nordeste, que será finalizada no dia 4 de agosto. Caso cheguem à final, as equipes do Vovô e do Leão não terão condições, portanto, de realizar jogos do Estadual antes do Brasileiro, que se iniciará cinco dias depois do torneio regional.

Ou seja após o início da Série A, serão poucas datas sem que esteja previsto algum compromisso por alguma competição que esteja Ceará e Fortaleza. No caso do Vovô, apenas uma data está livre, no dia 30 de setembro. Já o Leão tem mais datas livres por entrar apenas nas Oitavas de Finais da Copa do Brasil: três datas, nos dias 25 de agosto, 16 e 23 de setembro.

Gargalo

Portanto, número insuficiente para comportar as datas do Campeonato Cearense. A única solução para o gargalo é que os dois sejam eliminados precocemente das competições, abrindo espaço no calendário, realidade dos anos 90, e que parecia superada, mas que ameaça ressurgir. 

Para que o torcedor entenda, o Vovô e Leão precisariam ser eliminados da Copa do Nordeste para abrir algumas datas, e o Vovô ser eliminado na 3ª Fase da Copa do Brasil no dia 25 de agosto, abrindo mais datas.

O drama vivido por Ceará e Fortaleza deve ser o mesmo de outros clubes da Série A, já que apenas o Campeonato Carioca recomeçou.

Como não poderia deixar de ser, os mandatários de Vovô e Leão se mostraram preocupados com o calendário.

“Temos que olhar para frente, senão, não haverá mais futebol. Não podemos ficar pensando nos obstáculos. Vamos respirar um pouco e aguardar. O calendário está aí, foi feito para jogar e nós vamos jogar. Se tiver que jogar todo dia vamos jogar”, declarou o presidente do Ceará, Robinson de Castro.

Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, vê os Estaduais muito prejudicados e sem solução imediata. “Com as datas divulgadas, e a não liberação dos jogos do nosso Estado, o Campeonato Cearense está prejudicado. Não sei dizer de que forma vai poder ser concluído. As outras competições com certeza serão concluídas, Copa do Nordeste, Série A, Copa do Brasil”.