NBA: Raptors, Celtics e Clippers começam playoffs com vitória

Atual campeão da NBA, os Raptors não tiveram dificuldade para derrotar o Brooklyn Nets por 134 a 110

Legenda: VanVleet foi o grande destaque da partida
Foto: Foto: AFP

Depois do término da temporada regular com 22 dos 30 times da liga dentro da "bolha" criada no complexo Wide World of Sports, pertencente à Disney, em Orlando, a NBA teve nesta segunda-feira o início dos playoffs. Na rodada de abertura da disputa da fase decisiva, com quatro jogos, os favoritos Toronto Raptors, Boston Celtics e Los Angeles Clippers venceram a primeira em suas séries melhor de sete.

Atual campeão da NBA, os Raptors não tiveram dificuldade para derrotar o Brooklyn Nets por 134 a 110. Fred VanVleet foi o nome da partida com 30 pontos e 11 assistências, além de um aproveitamento de 80% nas bolas de três e de 73,3% nos arremessos de quadra. Serge Ibaka contribuiu com 22 pontos e sete rebotes, enquanto que Pascal Siakam anotou 18 pontos e pegou 11 rebotes.

Pelo lado dos Nets, boa atuação de Timothé Luwawu-Cabarrot, com 26 pontos e sete rebotes, e Caris LeVert, com 15 pontos e 15 assistências. A série pela Conferência Leste terá o segundo jogo nesta quarta-feira.

Com um pouco mais de dificuldade, os Celtics saíram na frente contra o Philadelphia 76ers com um triunfo por 109 a 101. A franquia de Boston abriu a série vencendo graças a um grande desempenho de Jayson Tatum em quadra, que anotou a maior quantidade de pontos (32) e de rebotes (13) em sua carreira nos playoffs. Jaylen Brown também apareceu bem e fez 29 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu quatro assistências.

Pelos 76ers, o pivô camaronês Joel Embiid chamou a atenção com 26 pontos e 16 rebotes e teve contribuições de Tobias Harris (15 pontos, oito rebotes e oito assistências) e de Josh Richardson (18 pontos e seis rebotes). Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira.

NO OESTE - Em uma partida equilibrada até o final, com várias alternâncias de liderança, os Clippers venceram o Dallas Mavericks por 118 a 110 para fazerem 1 a 0 na primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste. Os destaques do time da Califórnia foram os astros Kawhi Leonard e Paul George, que combinaram para 56 pontos. O primeiro marcou 29 pontos, além de 12 rebotes e seis assistências, e o segundo fez 27 pontos.

Pelos Mavericks, a estrela Luka Doncic foi o grande destaque. Apesar de 11 erros, o esloveno em seu primeiro jogo nos playoffs da NBA anotou 42 pontos (maior pontuação na história em uma estreia na pós-temporada da liga), sete rebotes, nove assistências e três roubadas de bola. Tim Hardaway Jr. colaborou com 18 pontos e seis rebotes.

Por fim, em outra série do Oeste, o Denver Nuggets precisou da prorrogação para bater o Utah Jazz por 135 a 125, após empate por 115 a 115 no tempo normal. Os destaques do time do Colorado foram sua dupla de estrelas Jamal Murray e Nikola Jokic. O armador anotou 39 pontos (10 deles no tempo extra) e distribuiu nove assistências, enquanto que o pivô marcou 29 pontos e pegou 10 rebotes.

Pelo Jazz, Donovan Mitchell brilhou ao marcar 57 pontos, pegar nove rebotes e distribuir sete assistências. Joe Ingles anotou 19 pontos e deu seis assistências e o pivô francês Rudy Gobert marcou 17 pontos e coletou sete rebotes.

Os playoffs da NBA terão nesta terça-feira o começo de outras quatro séries. Pelo Leste, o Milwaukee Bucks, dono da melhor campanha da liga na temporada regular, encara o Orlando Magic e o Indiana Pacers enfrenta o Miami Heat. No Oeste, o Los Angeles Lakers tem pela frente o Portland Trail Blazers e o Houston Rockets joga contra o Oklahoma City Thunder.