Mundial de Clubes terá campanha por vacinação contra Covid-19

Fifa e OMS encabeçam campanha sobre medidas de prevenção à doença, uso de máscara e incentivo da vacinação tendo jogadores como protagonistas

Foto: FOTO: KARIM JAAFAR/AFP

A Fifa planeja usar o Mundial de Clubes, de 4 a 11 de fevereiro, no Catar, com a presença do Palmeiras, como vitrine de uma nova campanha da entidade em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), que terá anúncios na TV e mensagens nos estádios.

Nos vídeos, os capitães de times reiteram medidas para evitar o contágio por Sars-Cov-2, como usar máscaras, lavar as mãos, manter distância e evitar aglomerações e locais fechados.

A iniciativa foi anunciada em entrevista coletiva da OMS, da qual o presidente da Fifa, Gianni Infantino, participou. Durante o Mundial, jogadores também promoverão mensagens de acesso global e equitativo a vacinas, tratamentos e diagnósticos.

O suíço afirmou, contudo, que jogadores de futebol não devem ter prioridade na vacinação: "Os esforços têm que ser para imunizar primeiro os que têm mais risco de doenças graves ou mortes por Covid-19, e atletas não estão entre esses grupos".

A Fifa e a OMS lançaram três campanhas conjuntas em 2020. Em março, "Passe a mensagem para expulsar o coronavírus" divulgou medidas de prevenção. Em abril, a #BeActive incentivou a atividade física durante os confinamentos. Em maio, foi lançada a campanha #SafeHome, em apoio a mulheres e crianças em risco de violência doméstica.

O Mundial do Catar terá presença de público liberada nos estádios, com limite de quase 50% de suas capacidades. Em novembro e dezembro de 2022, o país sediará a Copa do Mundo pela primeira vez na história.

 


Assuntos Relacionados