MPCE pede esclarecimento ao Fortaleza por suposta torcida no Castelão contra Internacional

O órgão também pede urgência para dotar o Estádio Domingão de condições viáveis para receber jogos

Legenda: Duelo contra o Inter ocorreu no último sábado (19)
Foto: Thiago Gadelha

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), oficiou o Fortaleza e a Arena Castelão por suposta quebra de protocolo sanitário durante a vitória diante do Internacional, pela 11ª rodada do Brasileirão, no último sábado (19). O vice-presidente do Colorado, Alessandro Barcelos, afirmou que mais de 80 torcedores estavam nas arquibandas do estádio. 

"Já oficiamos tanto ao clube mandante quanto à Arena pedindo informações acerca dessa possível quebra de protocolo. Vamos aguardar o prazo que foi dado", disse o promotor Edvando França, coordenador do Nudtor. O Leão e a administração da Arena têm até 10 dias para apresentar informações ao sobre o episódio.

Após o jogo, o vice-presidente tricolor, Marcello Desidério defendeu que os presentes nas arquibancadas eram  colaboradores da equipe. O clube também havia lançado uma nota acerca do caso. 

"O Fortaleza Esporte Clube vem cumprindo com todo o protocolo estabelecido pela CBF em dia de jogos. Reiteramos ainda que seguimos rigorosamente o protocolo do Governo do Estado, além das diretrizes da CBF, com o acompanhamento direto da diretoria responsável. A relação com todos que trabalham em dia de jogos é enviada para a CBF e conferida atentamente na checagem que acontece na Arena Castelão para a distribuição dos crachás de acesso", dizia a nota oficial tricolor.

Domingão em necessidade

O MPCE também solicitou, em caráter de urgência, que o Estádio Domingão, em Horizonte, receba condições para sediar as partidas da Série C e D do Brasileiro. O pedido por entendimento único da situação foi feito para o Governo do Estado, a Federação Cearense de Futebol (FCF) e a Prefeitura Municipal de Horizonte.

"O gramado da Arena, de fato, já sofreu desgaste. A Série A é um campeonato longo. Se não tomar uma providência logo, poderemos ter um blackout de praças esportivas em Fortaleza já que o PV ainda está impossibilitado de receber jogos", afirmou Edvando.

O Ferroviário havia realizado inspeção no Domingão e alegado que o espaço está "sem a menor condição de receber jogo oficial".