Leandro Carvalho é punido no STJD com gancho de cinco jogos; Ceará busca recorrer

Clube foi multado em R$ 1 mil e tenta reverter punição através do departamento jurídico alvinegro

Legenda: Leandro Carvalho pede indenização milionária ao Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará

O atacante Leandro Carvalho, do Ceará, recebeu gancho de cinco jogos após julgamento da 1ª comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição ocorre após uma expulsão na partida contra o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil, em novembro de 2020. O clube também foi multado em R$ 1 mil.

O jogador foi denunciado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto" e no artigo 258 de "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código".

O Diário do Nordeste apurou que o departamento jurídico alvinegro vai recorrer no tribunal pleno para tentar um acordo jurídico e diminuir a quantidade de partidas. O atleta se retratou na audiência e irá fazer o pagamento do valor para uma instituição de caridade.

Na época, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior explicou o uso do cartão vermelho na súmula devido a ofensas do atleta. "Expulsei o Sr. Leandro Carvalho da Silva, nº 80, após ser informado pelo quarto árbitro, Sr. Léo Simão Holanda, que o mesmo foi ofendido com as seguintes palavras: 'Seu Fortaleza do caralho, seu safado, pau no ** do caralho, são todos ladrões, safado'. Informo que após o mesmo ter sido expulso, se dirigiu a este árbitro ofendendo com as seguintes palavras: 'Foi eu que falei, tu é um safado mesmo, safado mesmo, vai tomar no **'. Comunico que eu e o quarto árbitro nos sentimos ofendidos em nossa honra", declarou.

Leandro Carvalho participou de 42 partidas pelo Ceará na temporada 2020, somando três gols. A última exibição foi em 12 de dezembro, durante revés para o Atlético/GO, pela Série A. O atleta estava realizando trabalho físico após lesão muscular e voltou a treinar com o time no dia 11 de janeiro.