Larissa e Talita atropelam russas em estreia no vôlei de praia no Rio-2016

Grande diferencial do primeiro set acabou sendo o saque de Larissa, bronze em Londres-2012, quando jogava ao lado de Juliana

O domingo não poderia ter começado mais carioca nos Jogos Olímpicos Rio-2016: Copacabana, sol forte, céu azul e vitória do Brasil no vôlei de praia com a dupla Larissa e Talita sobre as russas Ekatarina Birlova e Evgenia Ukolova por 2-0 (21-14, 21-16), pelo Grupo A da competição.

As brasileiras, favoritas ao ouro no feminino, não tomaram conhecimento das adversárias e mantiveram o vôlei de praia do país com 100% de aproveitamento nos Jogos, um dia após as duplas Alison e Bruno e Agatha e Bárbara estrearam na competição com vitórias, mantendo vivo o sonho da torcida carioca de ver um pódio repleto de verde e amarelo.

Campeãs de 13 dos 24 eventos que disputaram juntas no Circuito Mundial de vôlei de praia, Larissa e Talita não tomaram conhecimento da dupla russa, que passou pela repescagem para garantir uma vaga no Rio-2016.

As brasileiras, porém, começaram oscilando e as russas aproveitaram para abrir vantagem de 3 a 1, assustando o animado público carioca, que não encheu a Arena de Copacabana.

Mas não demorou para a dupla do Brasil impor sua superioridade e o grande diferencial do primeiro set acabou sendo o saque de Larissa, bronze em Londres-2012, quando jogava ao lado de Juliana.

Na primeira parcial, a veterana jogadora acertou cinco aces, dois deles contando com uma 'ajudinha' da rede. Quando Birlova e Ukolova conseguiam atacar, Talita aparecia na rede para incomodar a vida das russas, vencendo três pontos em bloqueio. Resultado: 21 a 14 em apenas 18 minutos de jogo.

Para infelicidade das russas, Larissa e Talita mantiveram o ritmo no segundo set e continuaram dando à partida uma aparência de treino de luxo.

Para tentar mudar o panorama do jogo, Birlova e Ukolova optaram por mudar a estratégia e sacar em Talita, mas a sul-mato-grossense fez bonito no ataque, anotando dez pontos rumo à vitória de 21 a 16 na segunda parcial.

Larissa e Talita voltam às areias de Copacabana na terça-feira (9) para enfrentar as americanas Fendrick e Sweat. Um dia depois, encerram a participação na fase de grupos contra as polonesas Kolosinksa e Brzostek.

Vale lembrar que no torneio de vôlei de praia dos Jogos, cada vitória na fase de grupos vale dois pontos, enquanto a derrota rende um ponto. Os primeiros e segundos colocados de cada chave vão às oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.

Os outros quatro terceiros colocados disputam uma repescagem, com os vencedores avançando às oitavas, completando as 16 equipes.