Juntos, Wellington Paulista e David marcaram quase metade dos gols do Fortaleza na Série A

Nove das 10 vitórias do Tricolor na competição tiveram a marca de ao menos um dos dois. Bom desempenho de ambos é fundamental para vencer o Bahia

Legenda: WP9 e David são os principais artilheiros do Fortaleza na temporada
Foto: Thiago Gadelha/SVM

A permanência do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro pode ser assegurada até mesmo com uma derrota contra o Bahia, neste sábado (20). Porém, às 21 horas, na Arena Castelão, o Tricolor sabe que uma simples vitória no confronto direto sacramentará a manutenção sem depender de nenhum outro resultado. E a aposta para conquistar um resultado positivo passa diretamente pelos atacantes David e Wellington Paulista.

Os dois jogadores são os principais artilheiros do Leão do Pici na temporada. WP9 marcou 15 gols, enquanto David balançou as redes adversárias 12 vezes.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Os números ao longo do ano dão dimensão da importância da dupla, e no recorte Campeonato Brasileiro, a relevância é até maior.

O experiente centroavante é o principal goleador do clube na Série A, com nove gols marcados. Já o camisa 17 vem logo atrás, com sete.

A dupla, junta, é responsável por 16 dos 34 gols que o Tricolor realizou na competição. Os gols de David e Wellington Paulista equivalem a 47% de todas as vezes que a equipe conseguiu balançar as redes dos oponentes. Quase a metade do total de gols.

Impacto nas vitórias

Legenda: No 1º turno, Wellington Paulista garantiu a vitória do Fortaleza sobre o Sport com gol de pênalti
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Se a quantidade de gols anotados pelos dois atacantes é relevante, a participação fica ainda mais decisiva considerando as vitórias que o Fortaleza conquistou no Brasileirão.

Até aqui, foram 10 triunfos leoninos na Série A. Destas partidas, nove tiveram gols de um ou outro jogador. 

Foram quatro vitórias em que WP9 marcou (3x1 sobre o Goiás, 3x0 sobre o Bragantino, 1x0 sobre o Sport e 2x0 sobre o Santos), outras quatro em que David marcou (2x1 sobre o Atlético-MG, 2x0 sobre o Palmeiras, 2x1 sobre o Botafogo e 3x0 sobre o Vasco) e houve ainda um triunfo em que os dois foram às redes (o recente 3x1 contra o Coritiba).

É fato que, para conquistar o resultado positivo, o Fortaleza precisará de uma série de fatores. Porém, é inegável que, contando com uma noite inspirada de Wellington Paulista e David, o caminho para a vitória será mais facilitado.

VÍDEO: A importância do meia Luiz Henrique no Fortaleza