Já no incômodo Z-4, Ceará busca 1ª vitória na Série A contra o Bahia

Vovô reencontra o Bahia, rival batido por ele duas vezes na final da Copa do Nordeste há 3 semanas, mas hoje chega pressionado por estar no Z-4 e ainda não ter vencido na Série A em 4 rodadas, com apenas um ponto conquistado

Legenda: O meia Vinícius se recuperou de lesão, jogou meio tempo contra o Vasco e agora deve ser titular diante do Bahia, no Castelão
Foto: FOTO: FELIPE SANTOS/CEARASC.COM

Rivais na final da Copa do Nordeste há três semanas, Ceará e Bahia voltam a se enfrentar, agora pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Após dois jogos em Pituaçu, em Salvador pelo Nordestão, ambos vencidos pelo Vovô, que levantou a taça com sobras, desta vez o duelo será no Castelão neste domingo 23, às 20 horas, em um cenário oposto do vivenciado na decisão do regional. Para o reencontro, o Ceará chega pressionado por estar no Z-4 e ainda não ter vencido na Série A em 4 rodadas, com apenas um ponto conquistado.

O único ponto da equipe alvinegra foi obtido diante dos reservas do Grêmio, em casa por 1 a 1. Nas outras partidas, perdeu para Sport, Atlético-MG e Vasco, evidenciando uma queda de rendimento abrupta em comparação ao time que foi campeão nordestino. De uma equipe sólida defensivamente e bom boa efetividade na frente, o Vovô virou um time que pouco cria e ainda sofre muitos gols: tem a pior defesa da Série A, com 9 gols tomados, 2,25 por jogo, igualando 2011, ano que foi rebaixado.

Já o Bahia se recuperou após a decepção na final da Copa do Nordeste. A equipe está invicta e no G-4 com 7 pontos, com o técnico Roger Machado, outrora pressionado no cargo, ganhando moral.

É vencer

Por todo cenário descrito, a vitória é determinante para o Ceará, que só vencendo com um bom saldo de gols o tiraria do Z-4, descontando boa diferença de saldo - o seu é negativo de 6 - para adversários diretos como Sport e Fortaleza, caso eles percam na rodada.

Ou seja, o cenário já é preocupante, para uma equipe que chegou em alta para a Série A e precisa urgentemente se reinventar. E foi isso que deu a entender o técnico Guto Ferreira, após a dura derrota contra o Vasco por 3 a 0. Embora o placar tenha sido elástico para o que foi o jogo, com domínio do Ceará, os erros na defesa e pouca produção ofensiva determinaram a derrota. Por isso Guto falou em jogar de forma mais conservadora.

"Acho que nós temos que melhorar sim, a gente tem trabalhado e de repente tomar posturas mais simples, tentar ser mais sólido e buscar os resultados dentro das estratégias, mais humildes, encorpar novamente, subir o nível de confiança e soltar o futebol".

Assim, Guto Ferreira pode escalar uma equipe mais forte defensivamente, com Fabinho, William Oliveira e Fernando Sobral com trio marcador, já que Charles está fora por lesão muscular. No setor ofensivo, o meia Vinícius deve ser titular após retornar na quarta-feira e entrar no decorrer do jogo contra o Vasco.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 5ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
23 de agosto - 20 horas

Ceará
Fernando Prass, Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, William Oliveira, Fabinho, Fernando Sobral, Vinícius, Leandro Carvalho e Cléber. Técnico: Guto Ferreira

Bahia
Anderson, João Pedro, Ernando, Juninho, Zeca, Gregore, Ronaldo, Rodriguinho, Élber, Gilberto e Rossi. Técnico:
Roger Machado

Árbitro: Wagner do Nascimento (RJ). Transmissão: Rádio Verdes Mares, Premiere, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do ge.globo/ce