Icasa é mais um clube cearense a ingressar no e-sports

Inicialmente, a ideia é começar no futebol digital, mas que este setor pode ser ampliado para outros games de grande sucesso

Legenda: Icasa em partida pelo Fifa Pro Clubs
Foto: Foto: Reprodução

O Icasa é mais um clube cearense que criou seu projeto de e-sports — esportes eletrônicos. A princípio, o Verdão do Cariri estreia no futebol digital, na modalidade Pro Clubs, do jogo FIFA 20, onde Ceará e Fortaleza, por exemplo, já estão consolidados entre os principais times do país. A partida de apresentação acontece no próximo sábado (08), às 16h, em amistoso contra o Ferroviário eSports, a partir das 16h, com transmissão da Icasa TV.

A proposta surgiu através de torcedores do próprio clube que sentiram uma lacuna da participação do Icasa no mundo dos games. Após enviar uma proposta à diretoria, nos últimos meses foi fechado uma parceria. “Dados de algumas agências de marketing mostram que a movimentação financeira do e-sports tem crescido no mundo inteiro. Um time com a torcida que tem o Verdão não poderia ficar de fora”, acredita o músico e professor Filipe Lisboa, um dos diretores da nova modalidade.  

Inicialmente, a ideia é começar no futebol digital, mas que este setor pode ser ampliado para outros games de grande sucesso. “É um pontapé inicial que estamos dando e que, lá na frente, pode crescer e se consolidar. Antes de tudo, acreditamos na marca do Icasa, que é, sem dúvidas, a maior torcida do interior do Estado”, completa Lisboa.  

O presidente do Icasa Francisco Leite Bezerra, o França Bezerra, comemorou a inserção da instituição no futebol digital, mesmo que acredite que tenha acontecido de forma tardia. “Já é uma coisa consolidada mundialmente e o Icasa demorou muito para entrar neste universo. Acreditamos que, começando agora, lá na frente podemos estar entre os principais times. Fico satisfeito de começar isso na nossa gestão. É um processo que vai crescer e acreditamos no futuro. Queremos que nessa nova versão, a marca já consolidada no futebol também passe a ser forte no futebol digital”, completou.  

O elenco do Icasa conta com 19 jogadores e, destes, 17 são torcedores, moradores de Juazeiro do Norte ou possuem ligação com a cidade. Parte deles foram integrados através de uma seleção divulgada nas redes sociais do clube. “Esse fator identidade é muito importante, porque os participantes entendem o atual cenário financeiro do clube e o projeto de resgate que vem passando. Viemos somar e ajudar a crescer novamente”, justifica o diretor do Icasa eSports.  

O projeto busca também dar visibilidade também aos parceiros que já patrocinam o futebol profissional, seja nas transmissões ou no material de divulgação das partidas virtuais. “A diretoria terá mais um canal de divulgação dos seus apoiadores. Isso pode, por exemplo, ajudar na negociação de um patrocínio”, prevê Lisboa. 

O Icasa eSports está inscrito na Liga Iniciante da Gamund, uma das organizações mais consolidadas do gênero. Na competição estão inscritos 200 times e apenas quatro garantem o acesso. “A gente reconhece que iniciamos há pouco tempo nosso trabalho, os jogadores estão se conhecendo e devemos ter dificuldades. Mas é uma competição que nos dará maturidade para colher bons resultados no futuro”, observa o diretor.  

O Pro Clubs é um modo virtual de jogo do FIFA 20. Foi introduzido no game em 2009, e consiste em uma partida online disputada por 22 jogadores conectados – 11 contra 11, cada player em uma posição, como nos gramados reais. Os 'eatletas' acessam a rede online e formam partidas virtuais. A simulação dos 90 minutos de bola rolando em um jogo dura, em média, 16 minutos. 


Assuntos Relacionados