Hamilton se aproxima de Shummacher em recorde de vitórias na Fórmula 1; veja ranking

Em prova bem menos caótica que a primeira da temporada, hegemonia da Mercedes prevaleceu no GP da Estíria, com o inglês vencendo de ponta a ponta. Resultado deixa Hamilton a seis vitórias de igualar recorde do alemão

Legenda: Condução perfeita garantiu a Lewis Hamilton mais uma vitória tranquila na carreira, e a primeira da temorada 2020
Foto: Foto: AFP

Soberano e dominante, Lewis Hamilton sobrou no GP da Estíria da Fórmula 1. Nesse domingo, o hexacampeão mundial liderou de ponta a ponta a corrida no circuito Red Bull Ring de Spielberg, na Áustria, e venceu a prova com autoridade, sem sustos, recuperando-se do quarto lugar na primeira etapa da temporada, no fim de semana passado. A corrida também foi marcada por erros e dificuldades na Ferrari, ainda perdida em 2020.

O finlandês Valtteri Bottas chegou em segundo e, assim, a Mercedes marcou a primeira dobradinha da temporada. O pódio foi complementado pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, que foi vice-líder da prova por um bom tempo, mas não conseguiu sustentar a posição e acabou ultrapassado pelo finlandês, líder do Mundial de Pilotos, com 43 pontos, seis a mais que Hamilton.

O piloto britânico chegou à sua 85ª vitória na carreira e agora está a seis de igualar Michael Schumacher, o maior vencedor da história da categoria. Hamilton, com o primeiro triunfo no ano, venceu pelo menos uma vez nas últimas 14 temporadas.

Pilotos que mais venceram corridas

  • 1º M. Schumacher (ALE) - 91 vitórias
  • 2º Lewis Hamilton (GBR) - 85 vitórias
  • 3º Sebastian Vettel (ALE) - 53 vitórias
  • 4º Alain Prost (FRA) - 51 vitórias
  • 5º Ayrton Senna (BRA) -41 vitórias
  • 6º Fernando Alonso (ESP) - 32 vitórias
  • 7º Nigel Mansell (GBR) - 31 vitórias
  • 8º Jackie Stewart (GBR) -27 vitórias
  • 9º e 10º Jim Clark (GBR) e niki lauda (AUS) - 25 vitórias

A quarta posição neste domingo ficou com o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, logo à frente de Lando Norris, que mais uma vez se destacou pelo arrojo e talento. Pilotando como se tivesse larga experiência, o jovem inglês de 20 anos ultrapassou o mexicano Sergio Pérez na última curva e terminou em quinto. No último fim de semana, ele já havia chamado a atenção ao ter chegado em terceiro e conquistado seu primeiro pódio na carreira. Apesar da posição perdida no final, Pérez também teve performance notável.

O piloto da Racing Point largou em 17º depois de um desempenho ruim na chuva na sessão classificatória e protagonizou uma corrida de recuperação espetacular. Completaram o grupo dos dez melhores colocados, do sétimo ao décimo lugar, o canadense Lance Stroll, da Racing, o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, o espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, e o russo Daniil Kvyat, da Alpha.

A corrida nesse domingo foi bem menos caótica em relação à última. Abandonaram a prova apenas o francês Esteban Ocon, da Renault, e os carros da Ferrari, que tiveram um fim de semana para esquecer. Logo na largada, Charles Leclerc se afobou e bateu no companheiro Sebastian Vettel, que logo deixou a corrida. O jovem monegasco tentou voltar, mas não conseguiu e também retirou seu carro da disputa. Depois, ele assumiu a culpa pelo incidente e pediu desculpas. O piloto escapou de punição pelo erro.

Legenda: O piloto inglês, mais uma vez, protestou contra o racismo, estendendo a mão em várias oportunidades após a corrida
Foto: Foto: AFP

A última vez que as duas Ferraris bateram havia sido no GP do Brasil de 2019, com a dupla também abandonando. Após o incidente, o chefe da escuderia italiana, Mattia Binotto, em entrevista à Rede Globo, preferiu não apontar culpados e disse que a equipe vai trabalhar para se recuperar nos próximos grandes prêmios que tem pela frente.

Protesto

Um novo protesto antirracista marcou o GP da Estíria. Antes da prova, a maioria dos pilotos novamente se ajoelhou e usou uma camiseta com os dizeres "Fim do Racismo". Vestido com uma camiseta que estampava a frase "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) Lewis Hamilton, único piloto negro da história da categoria, liderou de novo o movimento.

Os pilotos voltam à pista no próximo fim de semana para o GP da Hungria, a terceira etapa da temporada da Fórmula 1. A categoria ainda não definiu o calendário completo e deve anunciar mais corridas em breve.

GP da Estíria marcou mais uma vitória na carreira de Lewis Hamilton, a primeira em 2020. O piloto inglês faturou a prova de ponta a ponta após ter abandonado na estreia.