FUTEBOL PERDE O EX-CRAQUE BABÁ

Legenda:
Foto:
Cearense fez muito sucesso no Flamengo/RJ e chegou até ser pré-convocado para a Copa do Mundo de 1958

O futebol cearense perdeu no início da manhã de ontem, um dos maiores craques da história do futebol. Mário Braga Gadelha, o Babá, de 75 anos, faleceu após não resistir a uma cirurgia no coração, no Hospital Geral de Fortaleza. O corpo do ex-jogador foi velado na Câmara Municipal de Caucaia, no município em que ele residia.

Carreira

Babá como era conhecido, ou ainda Anão Zezinho, começou no mundo do futebol pelo Ceará Sporting Club em 1952 e 1954, onde se tornou destaque.

Após uma excelente campanha no estadual pelo Alvinegro, Babá despertou o interesse de alguns dirigentes do Flamengo.

No rubro-negro carioca, em 1954, Babá jogou como ponta-esquerda. Baixinho, rápido e com só 1,54m deu muito trabalho na época para as defesas de Vasco, Fluminense e Botafogo com jogadas elásticas e dribles desconcertantes.

O jogador começou a ganhar espaço no Flamengo após a saída do "Velho Lobo" Zagallo, e formou ataque memorável ao lado de Gérson, Joel, Henrique Frade e Dida.

Outros bons jogadores que acabaram atuando ao lado de Babá no time da Gávea foram Jadir, Jordan, Fernando, Dequinha e Carlinhos.

No time carioca, Babá jogou 308 partidas e marcou 89 gols. Ele está na lista dos 30 maiores artilheiros da história da agremiação, na 24ª colocação, entre nomes como Zico, Dida, Zizinho, Romário, Bebeto, Leônidas dentre outros gênios.

Ainda pelo Flamengo, Babá foi bicampeão carioca em 1954/55 e campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1961.

Mais o melhor momento de Babá se deu no ano de 58, quando o próprio afirmou em entrevistas concedidas que chegou a ser cotado para ser pré-convocado para a Copa do Mundo da Suécia de 1958.

Do Flamengo, Babá foi para o México, onde ficou até 1967, e de onde voltou para encerrar a carreira no Ceará, em 1968.

Sobre a aposentadoria, Babá em entrevista ao Diário do Nordeste em junho de 2008 falou que foi fácil parar, aos 34 anos, porque não via, segundo ele, graça em continuar jogando, pois não recebia salários.

Babá contou na ocasião que assinou contrato de um ano com o Ceará e chegou a atuar seis meses de graça, sem receber um tostão.

Babá deixa o futebol cearense de luto, mas estará sempre nos corações dos mais apaixonados torcedores.

SAIBA MAIS

BERÇO


Mário Braga Gadelha era natural de Aracati/ CE. Nasceu no dia 24 de abril de 1934

Clubes

Babá jogou pelo Ceará Sporting Club (1953 e 1968), Flamengo (1954/1960) e Pumas - Unam do México (1961 a 1967)

Amarelinha

Pela Seleção Brasileira, fez apenas um jogo: Brasil 3x2 Paraguai, em 29/06/1961, no Maracanã. Ele chegou a ser pré-convocado para ir para a Copa do Mundo de 1958

Contrato

Quando atuava pelo Pumas - Unam do México, o craque cearense chegou a receber por mês cerca de 15 mil dólares

Paixão

Para os mais íntimos, Babá chegava a dizer que torcia para três times: Ceará, Flamengo e Seleção Brasileira

Profissão

Babá disse que se não fosse jogador seria Educador Físico