Franco/Roberto festeja os 15 anos do 1º Mundial

Legenda:
Foto:

Parceria começou a disputar as primeiras competições em 1987, mas só a partir de 1990 se tornaram profissionais

Há 15 anos eles escreveram os nomes na história do vôlei de praia nacional e internacional. São o cearense Franco Neto e o maranhense Roberto Lopes, há muito radicado no Ceará. Essa dupla, em janeiro de 1994, derrotou os norte-americanos Briceño e Williams por 2 sets a 0 na decisão da etapa do Brasil do Circuito Mundial, na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, que apontou a parceria campeã de 1993.

Roberto já se despediu, no ano passado, em Fortaleza, das quadras de areia. Mas Franco, 42 anos, segue na ativa e disputa, neste fim de semana, exatamente na Praia de Ipanema, a edição 2009 do Rei da Praia, um evento que abre o calendário do vôlei de praia no Brasil.

Morando há cinco anos no Rio de Janeiro, Franco, em contato, ontem, sequer recordava a histórica data. “Com o passar dos anos, a memória começa a falhar, mas as imagens daquela partida jamais serão esquecidas. Foi muita emoção com nossa vitória por 2 a 0 sobre Briceño e Williams e a conquista do título”, disse Franco. Ele reconheceu que “aquele título deu projeção internacional à dupla e impulsionou o vôlei de praia no País, “particularmente no Ceará”, ressaltou o experiente jogador.

Roberto Lopes, 42 anos, também precisou “refrescar” a memória. Ele ressalvou “que o título de 93 foi mais significativo porque fomos a primeira dupla brasileira a vencer uma parceria norte-americana numa decisão de título mundial”. “Antes, eram os norte-americanos, representados pelos parceiros Sinjin Smith e Randy Stoklos, que dominavam o vôlei de praia. Smith e Stoklos, inclusive, faturaram o título do Campeonato Mundial no Rio, em 1987, enquanto Karch Kiraly/Pat Powers venceu esse campeonato, nas areias de Praia de Ipanema, em 1988”, lembrou Roberto, que jogou durante 15 anos ao lado de Franco Neto.

Hoje, Roberto trabalha na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e voltou à faculdade para terminar o curso de Educação Física. No ano passado, ele e Franco reviveram a parceria vitoriosa na etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro na Praia de Iracema, que marcou a despedida de Roberto das quadras de areia.

Emoção maior

O jornalista Sílvio Carlos testemunhou a festa para os campeões mundiais Franco e Roberto Lopes em Fortaleza. “Foi um dos momentos de maior emoção da minha vida essa festa. Primeiro, pela conquista, com a TV Globo mostrando o jogo ao vivo e os cearenses vibrando. Organizamos uma manifestação bonita. Um carro dos Bombeiros foi para o aeroporto, na Av. Luciano Carneiro. Eles subiram nesse carro, que percorreu algumas ruas com o povo aplaudindo. O desfile terminou na Avenida Beira-Mar”.

MOACIR FÉLIX
Repórter