Fortaleza x Santos: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Leão encara o time paulista tentando se distanciar da zona de rebaixamento para conseguir a primeira vitória sob comando de Enderson Moreira

Legenda: Fortaleza e Santos se enfrentam pela 31ª rodada da Série A do Brasileiro
Foto: arquivo

O panorama do Fortaleza na Série A piorou com a vitória do Bahia sobre o Athletico/PR: o Leão do Pici entrou na zona de rebaixamento. Assim, chega para encarar o Santos, hoje, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 31ª rodada. A Rádio Verdes Mares transmite o jogo e o Diário do Nordeste acompanha em Tempo Real.

Alexandre Mota analisa a partida

O confronto será o terceiro do técnico Enderson Moreira desde a chegada ao clube, 14 dias atrás: empatou com Grêmio e perdeu para o Internacional. E a expectativa é que o duelo com o Peixe marque a definição do painel tático tricolor até a reta final da competição.

Ficha técnica e escalações

Pela primeira vez, o comandante terá todo o elenco à disposição. Na estreia, em casa, optou pelo meia armador e o esquema 4-3-3. Depois, como visitante, escolheu o 4-2-4.

Assim, pelo baixo período disponível para treinamentos, o próximo passo deve ser derradeiro. A formação com quatro atacantes é favorita pela maior adaptação dos atletas, mas recebeu ajustes nos âmbitos das organizações defensiva e ofensiva.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

O primeiro ponto: o Fortaleza irá marcar pressão, buscando a superioridade numérica no último terço. A postura é organizada com uma estrutura de três peças armando desde a saída de bola, criando uma sustentação ao coletivo e deixando as linhas mais adiantadas.

Santos reserva

Legenda: No primeiro turno, o Fortaleza empatou com o Santos em 1 a 1 na Vila Belmiro, em São Paulo
Foto: Dudu Oliveira / Fortaleza

A imposição técnica do Fortaleza será permitida porque o Santos viajou para a capital cearense sem uma parte do time titular. Dos destaques do treinador Cuca, o lateral esquerdo Felipe Jonatan e o goleiro João Paulo são os únicos que devem iniciar a partida na Arena Castelão.

Logo, a posse de bola será leonina. A equipe de Enderson Moreira trabalha bastante o ganho de espaço com paciência, trocando muitos passes até o momento da investida. O dilema será resistir ao contra-ataque, estratégia explorada pelo Internacional e que resultou em três gols no revés por 4 a 2.

Um detalhe dessa partida foi a vulnerabilidade do lado direito defensivo. Escolhido para a função, Tinga foi escalado mais aberto na ponta e, a partir de um erro de definição ofensivo, o Fortaleza ficou exposto à rápida transição gaúcha.

Apesar do panorama, a defesa se consolidou e deve ser mantida com os zagueiros Wanderson e Paulão. Vale ressaltar que o colombiano Quintero se recuperou de lesão muscular.

Logo, os visitantes irão ceder espaço para o Fortaleza. No choque tático, peças como Romarinho, David e Osvaldo terão importância na quebra das linhas.

União da torcida

Internamente, o Fortaleza buscou maior união junto ao torcedor às vésperas da partida. Na terça (19), o presidente Marcelo Paz concedeu coletiva e respondeu às críticas da torcida. Durante o treino de apronto, membros da organizada deixaram faixas de incentivo no campo.

E mesmo com a pandemia de Covid-19, torcedores prometem acompanhar a delegação tricolor até o estádio, em sinergia com o clube. Tudo externa o momento de maior união entre as partes, que precisará ser correspondido com o desempenho leonino.

Veja também