Fortaleza terá última semana livre antes de maratona intensa

Sem nenhuma partida no meio desta semana, Tricolor do Pici terá sequência de cinco jogos seguidos em somente 15 dias. Por isso, o técnico Rogério Ceni precisa usar esse intervalo de partidas para recuperar o elenco ao máximo

A derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no último sábado (31), já é passado no Fortaleza. Apesar de ver a sequência de 12 partidas de invencibilidade chegar ao fim, o Tricolor do Pici não perde o foco na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, única competição do clube no restante da temporada. Novembro promete uma maratona intensa de jogos e, por isso, o time leonino deve aproveitar bem esta semana para realizar ajustes.

Sem nenhuma partida até o fim de semana, quando entra em campo, às 18 horas do sábado (7), para enfrentar o Athletico/PR, na Arena da Baixada, esta será a última semana livre antes de iniciar uma intensa sequência. Ao todo, serão cinco jogos no intervalo de 15 dias, com média de uma partida a cada três dias.

Isso ocorrerá pelo fato de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as datas dos confrontos contra Vasco e Bahia, que haviam sido adiados na Série A do Brasileiro por conta da participação da equipe tricolor na Copa do Brasil.

Em jogo válido pela 18ª rodada, o Fortaleza vai enfrentar o Bahia, fora de casa, no dia 11 de novembro, uma quarta-feira, às 18h45. O duelo contra o Vasco da Gama será dia 19, quinta-feira seguinte, às 19 horas, também fora de casa.

Entre os dois duelos, tem confronto contra o São Paulo, às 19 horas do sábado (14), na Arena Castelão. Após partida contra os vascaínos, a delegação segue no Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, no domingo (22).

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Recuperação

Esta semana será fundamental para que o técnico Rogério Ceni possa recuperar fisicamente o elenco. O Fortaleza vem de uma série de jogos importantes e extremamente desgastantes, não somente no Campeonato Brasileiro, mas também pelo Campeonato Cearense e pela Copa do Brasil. Isso em curto espaço de tempo, o que acabou naturalmente gerando desgaste nos atletas.

Apesar de não ter perdido ninguém por lesão, o técnico tricolor tem no elenco alguns jogadores que estão praticamente no limite físico. Tinga, por exemplo, começou no banco contra o Fluminense, entrando somente no segundo tempo.

Ajustes

Rogério Ceni tem o costume de aproveitar bem as semanas livres de trabalho. O período é utilizado para fortalecer modelo de jogo, criar alternativas e variações táticas e também potencializar ainda mais aspectos específicos, como a bola parada, que tem sido um aspecto muito importante e que tem rendido vários gols nesta temporada.

Por isso, os próximos dias serão cruciais para que ajustes sejam realizados e aprimorem ainda mais o sistema utilizado por Ceni.

Com vários jogos em curto espaço de tempo, não haverá outra oportunidade como esta neste mês de novembro.