Fortaleza tem maior folga na Série A antes de enfrentar Corinthians

O time cearense chega para o confronto com intervalo de sete dias até o jogo em Itaquera (SP), quarta-feira (26). Período é importante para descansar elenco e ensaiar novas estratégias antes do duelo fora de casa, válido pela 5ª rodada

Legenda: No processo de evolução tática, cada dia de folga impacta diretamente no modo de jogo do Fortaleza
Foto: Kid Junior / SVM

Desde a estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza disputou quatro jogos em 11 dias. O intervalo médio é de uma partida a cada 66 horas. Os números explicam o desgaste físico do elenco no calendário pós-pandemia de Covid-19. Por isso, o período maior até o duelo contra o Corinthians, somente na próxima quarta-feira (26), é importante na recuperação dos atletas.

O confronto estava marcado para domingo (23), mas foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o maior espaçamento registrado pelo time entre partidas da elite: sete dias.

O contexto não evita, de fato, a prática do rodízio. O time chegou à Capital hoje, após viagem para Goiânia/GO, e embarca rumo a São Paulo na segunda-feira. A sequência fora de casa ganha uma brecha de trabalho nas próprias estruturas, oferecendo também descanso aos nomes mais exigidos por Rogério Ceni.

"A gente não é privilegiado porque todos aproveitam (as mudanças), o Fortaleza só se ajusta nesse calendário. Mas temos mais dias para trabalhar e esperamos fazer um jogo igual fisicamente (com o Corinthians), claro, sabendo da qualidade do elenco deles. Mas esperamos recuperar alguns jogadores", explica o técnico.

Confira mais notícias do Fortaleza

Segundo o site SoccerWay, especializado em estatísticas esportivas, a lista com os jogadores do Leão mais utilizados contempla em minutagem: Felipe Alves (360), Juninho (348), Felipe (342), Romarinho (332), Paulão (314), David (297), Osvaldo (288), Bruno Melo (272), Tinga (270) e Juan Quintero (204).

Todos são avaliados como titulares e preenchem os diversos setores do campo. Além do trio de atacantes velocistas muito utilizado, a dupla de volantes iniciou em campo nos quatro duelos do torneio.

Com 31 atletas à disposição no plantel, sem nenhuma baixa no departamento médico, oito esperam uma oportunidade para estrear: os goleiros Max Walef e Boeck; os zagueiros Diguinho e Roger Carvalho; os volantes Luiz Henrique, Nenê Bonilha e Geilson; além do atacante Ederson.

Ouça o FortalezaCast sobre o momento tricolor

Legenda: Jogada de Osvaldo pela linha de fundo novamente funcionou e ajudou o Fortaleza no primeiro gol
Foto: Foto: Márcio Persivo/FortalezaEC

Mudança tática

No processo de evolução tática, cada dia de folga impacta diretamente no modo de jogo, uma vez que os treinos se tornaram escassos no calendário do futebol brasileiro.

O panorama agrega aos ganhos tricolores contra o Corinthians, com possibilidade de mudança da característica coletiva do Fortaleza, como ocorreu diante do Goiás.

"Nós mudamos um pouco a maneira de jogar, deixando o Osvaldo mais à vontade no "um contra um" e protegendo a defesa com o Bruno Melo. Foi o que deu para fazer com um período curto entre um jogo e outro", revela Ceni.

As mexidas são de orientação, com manutenção dos esquemas 4-2-4. Estratégias esboçadas a depender do rival, delimitando apostas em transições rápidas, apoio dos laterais ou mesmo atacante de referência como titular. Tudo obra do repertório tricolor, que pode surpreender contra o time paulista.

A delegação do Fortaleza terá um intervalo de seis dias até o duelo contra o Corinthians, na quarta-feira (26), pela quinta rodada do Brasileirão. Equipe viaja para SP na segunda-feira, após treinos em solo cearense.

Classificação - Série A 2020
Infogram