Fortaleza precisa melhorar desempenho contra times da parte de baixo da tabela; veja números

Time tricolor não repetiu qualidade apresentada em 2019, quando foi implacável contra equipes que lutavam contra o Z-4

Legenda: O Fortaleza pressionou, mas não conseguiu criar perigo para o Sport
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

A má fase do Fortaleza é o assunto do momento para a torcida tricolor. São 7 jogos sem vitória. Em cinco deles, o time sequer balançou as redes. A 16ª colocação, com 32 pontos, passa a ser alarmante em uma reta final de um campeonato onde se esperava mais do que chegar nas últimas rodadas lutando contra o rebaixamento.

O Tricolor que se vê em campo não tem agradado a torcida. Passou por mudanças bruscas com duas trocas de comando em um curto período e ainda não se sabe o que o time pode render sob a condução de Enderson Moreira. 

Desempenho contra equipes do Z-4 preocupa

Um dado, no entanto, chama atenção e é bastante sintomático para ilustrar o atual momento e a baixa pontuação do Leão: o desempenho contra equipes da parte de baixo da tabela. E isso é fácil de comprovar analisando a campanha de 2019 em um comparativo com a dessa temporada.

Em 2019, o Fortaleza foi soberano contra os chamados "adversários diretos" na luta pela permanência - objetivo que veio com antecedência e acabou dando lugar a uma luta por vaga na Sul-Americana. Em análise apenas dos confrontos contra os seis times de menor pontuação no campeonato (15º a 20º).

Fortaleza venceu o Cruzeiro em 2019
Legenda: Fortaleza venceu o Cruzeiro em 2019
Foto: JL Rosa

2019:

15º Botafogo - 3 pontos
Ida: Botafogo 1x0 Fortaleza
Volta: Fortaleza 1x0 Botafogo

16º Ceará - 3 pontos
Ida: Ceará 2x1 Fortaleza
Volta: Fortaleza 1x0 Ceará

17º Cruzeiro - 4 pontos
Ida: Fortaleza 2x1 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 1x1 Fortaleza

18º CSA - 6 pontos
Ida: CSA 0x2 Fortaleza
Volta: Fortaleza 3x0 CSA

19º Chapecoense - 6 pontos
Ida: Chape 1x3 Fortaleza
Volta: Fortaleza 2x0 Chape

20º Avaí - 6 pontos
Ida: Fortaleza 2x0 Avaí
Volta: Avaí 1x3 Fortaleza

Foram 28 pontos de 36 disputados. Mais da metade dos 53 pontos totais do clube no campeonato conquistados contra 6 times. Essa margem garantiu ao Tricolor a "tranquilidade" de poder perder seus jogos mais complicados. O que viesse contra as equipes de melhor rendimento era lucro.

Tanto que, enfrentando os times que terminaram no G6, dos 36 pontos em jogo, apenas 10 entraram na conta. É a prova de que o que levou o então "time de Ceni" à sua classificação histórica foi o desempenho contra os adversários lá de baixo.

No Brasileirão atual, o padrão é completamente diferente. O rendimento contra os últimos colocados na tabela não é bom. A propósito, como o Fortaleza é um dos 6 últimos colocados, vamos jogar o Sport (14º) nessa conta também.

2020/21:

14º Sport - 3 pontos
Ida: Fortaleza 1x0 Sport
Volta: Sport 1x0 Fortaleza

15º Vasco - 1 ponto*
Ida: Vasco 0x0 Fortaleza
Volta: 35ª rodada

17º Bahia - 0 ponto*
Ida: Bahia 2x1 Fortaleza
Volta: 37ª rodada

18º Goiás - 4 pontos

Ida: Goiás 1x3 Fortaleza
Volta: Fortaleza 1x1 Goiás

19º Botafogo - 4 pontos
Ida: Fortaleza 0x0 Botafogo
Volta: Botafogo 1x2 Fortaleza

20º Coritiba - 1 ponto*
Ida: Coritiba 0x0 Fortaleza
Volta: 34ª rodada

Dos 27 pontos disputados até agora, apenas 13 conquistados. É certo que ainda faltam três jogos contra essas equipes, mas ainda que o Tricolor vença as três partidas, só alcançaria 22 pontos dos 36 totais. Meta que ainda fica longe dos 28 conseguidos no ano anterior.

Para o torcedor que gosta de olhar por um lado mais otimista, esses possíveis 9 pontos são primordiais e podem ser suficientes para livrar a equipe de uma indesejada queda.

Partidas que não significam "pontos fáceis". Na atual situação, o certo seria chamar de "pontos essenciais". O bom aproveitamento contra os adversários diretos em 2019 significou história. Nesse ano pode significar sobrevivência.