Fortaleza fecha com Roberto Fernandes

Legenda:
Foto:
Novo treinador do Tricolor será apresentado logo mais, no Pici, e já comandará o primeiro treinamento com o grupo

Demorou quatro dias, mas a diretoria do Fortaleza conseguiu trazer um substituto para Márcio Fernandes, demitido após a derrota para o Juventude, na semana passada.

Depois de fracassarem na tentativa de fechar com Givanildo Oliveira, os dirigentes do Tricolor não mediram esforços para acertar a contratação de Roberto Fernandes. E, ontem, no início da noite, deu tudo certo.

O novo treinador do Fortaleza, de apenas 38 anos, desembarca hoje, na Capital cearense, e já vai comandar o primeiro treinamento com o elenco.

Com passagens por vários clubes, Roberto Fernandes já tem experiência em comandar equipes ameaçadas pelo descenso, posição da qual já livrou duas vezes o Náutico/PE.

Alencarino

Esta não é a primeira vez que o treinador comanda uma equipe cearense. Fernandes foi técnico do Ceará de dezembro de 2004 a março de 2005.

Dentre os principais clubes que comandou estão ainda o Figueirense, o Atlético/PR e o Náutico/PE. Como técnico, já se sagrou campeão paulista da Segunda Divisão, em 2001; além de campeão brasiliense, em 2007. O novo treinador tricolor comandou o Figueirense/SC até o final de agosto.

Curiosamente, após sua saída, o clube catarinense convidou Márcio Fernandes, então treinador do Fortaleza, para o cargo. Márcio, no entanto, preferiu ficar no tricolor, mas acabou demitido após passagem decepcionante pelo Pici.

Roberto Fernandes, por outro lado, vai pegar um Fortaleza mais do que desesperado. O time tricolor está na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, não vence há seis rodadas e está a sete pontos de distância da primeira equipe fora da zona do rebaixamento.

Desfalques

Se não bastassem todos esses problemas, o treinador ainda terá pelo menos três desfalques certos para a partida decisiva da próxima sexta-feira, às 21h, no Castelão, contra o Campinense, outro time que luta com todas as forças para não cair.

O zagueiro Everaldo, o volante Coutinho e o meia-atacante Rogerinho estão suspensos. Enquanto isso, o artilheiro do Campeonato, o centroavante Marcelo Nicácio, que não participou dos trabalhos de ontem, sente dores musculares e é dúvida para atuar contra os paraibanos.

Concentração

A chegada de Roberto Fernandes também deverá definir se o elenco realmente vai atender ao apelo da diretoria para ficar confinado por 20 dias com o intuito de se unir ainda mais e realizar uma intertemporada.

O técnico interino, Cleisson, que comandou os trabalhos na tarde passada, no Pici, afirmou preferir que o grupo continue treinando normalmente, sem a necessidade de entrar num regime de concentração rígido.


SAIBA MAIS
Nome
Roberto Fernandes

Data de Nascimento
05/05/1971

Naturalidade
Recife (PE)

Clubes
Náutico/PE, Unibol/PE, Flamengo/PE, Primavera/SP, Indenpente/SP, Limense/SP, Londrina/PR, Guaratinguetá/SP, Anapolina/GO, São Bento/SP, União São João/SP, Ceará/CE, Vila Nova/GO, Santo André/SP, Ceilândia/DF, Ituano/SP, Brasiliense/DF, Atlético/PR e Figueirense/SC

Títulos
Campeonato Paulista (2ª divisão) de 2001 com o Primavera e Campeonato Brasiliense de 2007 com o Brasiliense

Comissão técnica
Auxiliar: Luiz Müller

SOBRENATURAL
Tricolor apela às forças ocultas

A sala do vice-presidente do Fortaleza, Renan Vieira, abrigou, no início da noite de ontem, uma reunião inusitada no clube, desde que a equipe assumiu a lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi o encontro de alguns dirigentes com o babalorixá Chiquinho de Xangô. Ninguém no clube quis entrar em detalhes sobre a presença inesperada do pai-de-terreiro no ambiente estritamente do futebol, mas o próprio chefe espiritual do candomblé disse que compareceu para ajudar e "a pedidos" de alguém no Pici.

"Sou muito amigo do presidente, Lúcio Bomfim, e resolvi ajudar em nome dessa amizade. Já fiz outros trabalhos para o maior rival do Fortaleza, mas nesse momento eu sinto que não é bom que o Leão caia para a Série C por isso resolvi ajudar", falou ele, diante de várias emissoras de televisão, que não tiveram tempo para gravar, porque ele saiu rápido. Chiquinho disse que irá fazer seus trabalhos baseados em 24 pontos, ou 8 vitórias para salvar o time.

ARBITRAGEM
Definida escala para jogos dos cearenses


A Confederação Brasileira de Futebol deu a conhecer na tarde de ontem, a escala de arbitragem para a 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Um trio de Santa Catarina vai comandar o jogo entre Fortaleza e Campinense, na próxima sexta-feira, às 21 horas, no Castelão.

O árbitro é o carioca Wagner Tardelli Azevedo, do quadro especial da CBF. Ele terá como assistentes Marco Antônio Martins e Luís Alberto Kallenberger. O quarto árbitro será o cearense Cleston Santino.

No ABC

Para o jogo entre São Caetano x Ceará, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, no mesmo dia e horário, a arbitragem será carioca. O apitador será Luís Antônio Silva dos Santos. Ele terá como auxiliar Hilton Moutinho Rodrigues, pertencente aos quadros da Fifa, e Wagner de Almeida Santos. O quarto árbitro é o paulista Guilherme Cereta de Lima.

IVAN BEZERRA
REPÓRTER